A Stellantis continua seu processo de reestruturação após a saída do CEO Carlos Tavares, anunciando mudanças significativas na liderança de suas marcas. Bob Broderdorf assume o comando da Jeep, Alain Favey liderará a Peugeot, e Xavier Peugeot assume a DS Automobiles. Além das mudanças de gestão, a empresa informou que está simplificando sua organização, com maior autonomia para decisões regionais.
Novo comando na Jeep
Após a saída de Antonio Filosa, que agora ocupa o cargo de chefe de operações da Stellantis na América do Norte, Bob Broderdorf assume a liderança da Jeep. Broderdorf já atuava como vice-presidente sênior e chefe da marca Jeep na América do Norte. A Stellantis destacou que Broderdorf liderará uma nova equipe que unificará as operações da marca na América do Norte e globalmente, gerenciando vendas, operações, produto, comunicação e marketing. Mike Koval, ex-chefe da Ram, assume o cargo de vice-presidente sênior e chefe de operações de vendas da Jeep.
A Jeep vem enfrentando dificuldades no mercado, com uma queda nas vendas nos EUA. Em 2018, a marca vendeu 973.227 unidades, enquanto em 2023, esse número caiu para 587.725. A empresa busca reverter este quadro com as novas mudanças.
Mudanças na Europa
Na Europa, Xavier Peugeot assume como CEO da DS Automobiles, sucedendo Olivier François, que agora desempenha outras funções estratégicas dentro da Stellantis. Xavier Peugeot ingressou na PSA Peugeot Citroën em 1994 e ocupou diversos cargos, incluindo diretor da Peugeot na Holanda, diretor de produto da Peugeot e chefe de produto da Citroën.
Alain Favey foi nomeado CEO da Peugeot. Ele passou 20 anos no Grupo PSA, antes de trabalhar na Volkswagen e no Europcar Mobility Group. Favey substitui Linda Jackson, que se aposentou após 20 anos na empresa.
Anne Abboud foi designada para liderar a Stellantis Pro One, divisão de veículos comerciais.
Mais autonomia regional e busca por novo CEO
Além das mudanças de liderança, a Stellantis anunciou que suas diferentes regiões agora terão “maior capacidade de tomada de decisão e execução local em relação ao planejamento de produtos, desenvolvimento de produtos, atividades industriais e comerciais”. As equipes de Assuntos Corporativos e Comunicações também foram combinadas para garantir um engajamento constante com todas as partes interessadas. A empresa também criou um novo escritório de marketing para apoiar as marcas.
A busca por um substituto para Carlos Tavares como CEO da Stellantis está em andamento e a empresa espera concluir o processo no primeiro semestre de 2025.