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Stellantis confirma motor 2.2 turbodiesel para Commander e Toro em 2025; Titano é dúvida

A Stellantis prepara uma significativa atualização em sua linha de motores no Brasil para o próximo ano. Além da adaptação para flex do motor 2.0 Hurricane

A Stellantis prepara uma significativa atualização em sua linha de motores no Brasil para o próximo ano. Além da adaptação para flex do motor 2.0 Hurricane e da introdução de sistemas semi-híbridos em modelos Peugeot e Citroën, o grupo substituirá o motor 2.0 turbodiesel pelo novo 2.2 turbodiesel em modelos como Jeep Commander e Fiat Toro. A inclusão da Fiat Titano nesta atualização ainda está em análise.

A programação da Fiat para 2025 indica que os veículos que atualmente utilizam o motor 2.0 MultiJet II quatro cilindros turbodiesel adotarão o novo 2.2 MultiJet II. Este novo propulsor será implementado no Jeep Commander e na Fiat Toro, marcando a descontinuidade do 2.0 diesel nesses modelos. Contudo, o Jeep Compass não receberá esta atualização, com a marca racionalizando sua gama diesel.

Jeep Commander 2025
Foto: Divulgação/Mf Motors São Paulo, SP

A Stellantis planeja retirar o Jeep Compass 4×4 diesel de linha, oferecendo, em vez disso, uma versão 4×4 eletrificada. A versão Trailhawk retornará com o sistema 4xe, substituindo a versão S atual, visando manter a opção de tração nas quatro rodas e o apelo off-road do SUV médio.

Para a Fiat Toro, a mudança também será notável. As versões Volcano e Ranch receberão o motor 2.2 turbodiesel, enquanto a versão Ultra passará a utilizar o motor 1.3 turbo flex, assumindo o posto de topo de linha 4×2. A Fiat Toro Volcano inclusive já chegou a ter descontos expressivos.

O Jeep Commander, por sua vez, manterá suas versões diesel Limited e Overland, dada a boa aceitação dessas opções no mercado. É importante notar que o novo motor 2.2 turbodiesel, já presente na Ram Rampage, possui especificações distintas do motor da Fiat Titano, apesar da mesma litragem. O MultiJet II oferece 200 cv e 45,9 kgfm de torque, enquanto o motor da Fiat Titano, de origem PSA, entrega 180 cv e 40,8 kgfm. A Fiat Toro, Titano e Jeep Commander devem ganhar um novo fôlego com a chegada do motor.

Fiat Titano 2025
Foto: Divulgação/Fiat – Primavia – Formosa

A introdução do novo motor na Fiat Titano está condicionada a outras mudanças planejadas pela Stellantis, como a instalação de um painel de instrumentos totalmente digital. Atrasos por parte do fornecedor chinês impactaram o cronograma, adiando a atualização. Além do motor mais potente, a Fiat Titano deve receber melhorias na suspensão e direção, itens que têm sido alvo de críticas. A Fiat Titano chegou a ser vendida com descontos significativos para CNPJ.

A implementação do novo motor 2.2 turbodiesel nos modelos da Stellantis é vista como uma estratégia para impulsionar as vendas e melhorar a competitividade no mercado.

Josean Santos

Josean Belo dos Santos é estudante de jornalismo e graduado em História pela UFPI. Possui vasta experiência em assuntos relacionados ao trânsito e à mobilidade urbana, atuando como agente de trânsito na cidade de Picos, Piauí, desde 4 de setembro de 2012. Além disso, tem ampla experiência no setor automotivo, iniciada em 2008, e já colaborou com alguns dos principais sites do Brasil.

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