Amsterdã, Holanda – Em um movimento que fortalece o compromisso com a economia circular, a Stellantis N.V. e a Valeo anunciaram o lançamento de dois novos produtos remanufaturados durante a feira Rematec, em Amsterdã. A colaboração, que já dura anos, visa estender a vida útil dos produtos automotivos, diminuir o desperdício, otimizar o uso de recursos e reduzir a pegada de carbono, gerando valor financeiro ao mesmo tempo.
Os novos produtos incluem o primeiro farol de LED remanufaturado na Europa e uma tela de infotainment também remanufaturada. A Stellantis busca liderar a indústria rumo à neutralidade de carbono até 2038. A Valeo, por meio do programa CAP 50, se compromete a alcançar a neutralidade até 2050. A economia circular, com a remanufatura como um de seus pilares, é fundamental para atingir esses objetivos.

A remanufatura é um processo industrial padronizado que restaura produtos usados às especificações originais, oferecendo o mesmo desempenho e garantia de peças novas. Essa confiabilidade a torna um componente crucial das estratégias de economia circular de ambas as empresas. Iniciativas como a da Audi implementando estratégia inovadora para reciclagem de materiais em veículos mostram o crescente interesse na sustentabilidade no setor automotivo.
A Valeo, em colaboração com a Stellantis, lança o primeiro farol de LED remanufaturado, destacando o compromisso com a sustentabilidade. A remanufatura do farol possibilita o reaproveitamento de até 50% das matérias-primas recuperadas de um farol de LED em fim de vida útil, especialmente as partes mais valiosas como o módulo de LED. Isso reduz as emissões de CO2 em até 70% em comparação com a produção de um novo farol.
Essa iniciativa também abre novas oportunidades para as atividades industriais da Valeo nas fábricas de Chrzanow, na Polônia, e Angers, na França.
A Stellantis é a primeira montadora a integrar este produto em sua oferta de pós-venda na Europa, disponível na linha SUSTAINera REMAN a partir do final do primeiro semestre de 2025. A princípio, o produto estará disponível para os modelos Peugeot 3008 e 5008, e posteriormente para o modelo P 508.
A tela de infotainment é o terceiro novo produto remanufaturado desenvolvido pela Valeo em parceria com a Stellantis. Em vez de descartar telas de veículos, a Stellantis e a Valeo estão oferecendo uma alternativa sustentável, remanufaturando-as no Circular Electronics Lab da Valeo, em Nevers, França. As telas estarão disponíveis na linha SUSTAINera em junho para os seguintes modelos: Peugeot 308; Citroën C3 e C3 Aircross; DS DS3 Crossback; Opel Grandland X, Corsa e Mokka.
Com mais de 40 anos de experiência, a Valeo possui um portfólio de remanufatura que abrange produtos como motores de partida, alternadores, compressores de ar condicionado, pinças de freio e volantes bimassa, através de um programa que abrange diversas marcas. A empresa atualmente remanufatura um milhão de produtos anualmente e pretende dobrar essa capacidade até 2030. Isso se alinha com outras iniciativas sustentáveis, como a da Hyundai Mobis firmando acordo para uso de alumínio ecológico em componentes automotivos.
Através da marca SUSTAINera, a Stellantis oferece peças de reposição automotivas remanufaturadas, com uma ampla gama de 12.000 números de peças em mais de 40 linhas de produtos diferentes, incluindo motores de partida, alternadores, embreagens, turbocompressores, injetores, pinças de freio, módulos de controle eletrônico, unidades de controle, multimídia, tanques de SCR, transmissões, motores e baterias de alta voltagem para veículos elétricos.
Laurence Hansen, SVP Global Circular Economy da Stellantis, afirmou: “Após o sucesso de nossa colaboração com a Valeo para lançar a primeira câmera frontal remanufaturada para sistemas ADAS, estamos expandindo nossa gama de produtos remanufaturados para incluir eletrônicos e lançando o primeiro farol de LED remanufaturado. Isso mostra nosso compromisso de inovar na remanufatura automotiva e atender à forte demanda por faróis e peças de reposição de telas de forma acessível e sustentável.”
Christophe Le Ligné, VP de P&D do Grupo Valeo e CTO de Iluminação, declarou: “Na Valeo, sustentabilidade não é apenas uma palavra, é um compromisso com a ação. Na Valeo, sustentabilidade significa ação por meio do trabalho em equipe. Estamos orgulhosos de estender nosso portfólio remanufaturado graças à nossa cooperação com a Stellantis, ao mesmo tempo em que reinventamos nossas atividades industriais. Após o lançamento bem-sucedido de nossa estreia mundial há dois anos, estamos lançando uma estreia europeia com o farol remanufaturado. Estamos trazendo uma oferta ‘tão boa quanto nova’ a um custo menor para o usuário final”.