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Stellantis e Factorial avançam com baterias de estado sólido para veículos elétricos

Com o objetivo de revolucionar o mercado de veículos elétricos, a Stellantis e a Factorial Energy estão fortalecendo sua colaboração no desenvolvimento de baterias de estado sólido

A Stellantis e a Factorial Energy estão intensificando sua colaboração no desenvolvimento de baterias de estado sólido, com o objetivo de revolucionar o mercado de veículos elétricos (VEs). A tecnologia de baterias de estado sólido promete aumentar a segurança, melhorar o desempenho e reduzir os custos dos VEs, embora ainda esteja em fase inicial de desenvolvimento.

A Factorial Energy, sediada nos EUA, tem feito progressos significativos com suas plataformas de estado sólido proprietárias, a FEST (Factorial Electrolyte System Technology). Suas instalações nos EUA e na Coreia estão aumentando a capacidade de produção.

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Crédito da imagem: Stellantis

A empresa firmou acordos de desenvolvimento conjunto com grandes montadoras, como Mercedes-Benz, Stellantis, Hyundai e Kia. Os primeiros modelos equipados com suas células devem iniciar testes públicos em 2026. Siyu Huang, CEO da Factorial, afirmou: “Não é fácil para nenhum fabricante de células de próxima geração chegar a este estágio. Provavelmente, somos os mais avançados entre todos os outros players.”

A parceria entre a Stellantis e a Factorial é um exemplo da crescente importância das baterias de estado sólido no cenário dos VEs. Em 2021, a Stellantis investiu US$ 75 milhões na Factorial e, desde então, as duas empresas têm trabalhado em estreita colaboração.

Primeiros testes com o Dodge Charger Daytona

A Stellantis planeja lançar uma frota de demonstração do novo Dodge Charger Daytona em 2026, utilizando as baterias de estado sólido da Factorial. O novo Charger Daytona é baseado na plataforma STLA Large, que deverá sustentar dois milhões de veículos das marcas Dodge, Jeep, Chrysler, Alfa Romeo e Maserati, abrindo caminho para futuras implementações de baterias de estado sólido.

Ned Curic, Diretor de Engenharia e Tecnologia da Stellantis, comentou no anúncio inicial em outubro de 2024: “Ao integrar a solução de bateria inovadora da Factorial na plataforma STLA Large, estamos validando seu potencial para aprimorar nossa linha de VEs, garantindo que os clientes se beneficiem de melhor desempenho, maior autonomia e tempos de carregamento mais rápidos nos próximos anos.”

A frota de testes será utilizada em condições reais de uso, com motoristas não profissionais. A escolha do Dodge Charger Daytona é estratégica, já que se trata de um modelo de alto desempenho. Huang observa: “Para este segmento, é importante ter uma bateria com alta densidade de energia e alta potência.”

Densidade energética e planos futuros

As baterias que serão utilizadas no Charger Daytona oferecem uma densidade energética específica de mais de 390Wh/kg. Em comparação, as baterias de íon-lítio mais modernas oferecem entre 260-280Wh/kg. Huang destaca: “Para nós, 390Wh/kg não é o teto, mas sim o piso. É onde começamos com nossa amostra B. Há muito potencial para ir além de 450Wh/kg, o que representa uma parte diferente da curva S em termos de avanço tecnológico.”

A Factorial também está trabalhando em uma bateria de 450Wh/kg com a Mercedes-Benz, batizada de Solstice. Essa nova bateria deverá aumentar a autonomia dos VEs em cerca de 80% em relação à média atual, com aplicações potenciais tanto em VEs quanto em eletrônicos de consumo. A Solstice deve estar disponível até o final da década.

Peso e custos dos veículos elétricos

Melhorias na densidade energética permitem tanto o aumento da autonomia quanto a redução do peso do veículo. Huang explica: “Podemos projetar de acordo com as necessidades do cliente, mas o problema mais crítico para o mercado de VEs atualmente é o peso.”

Ela estima que os VEs sejam, em média, entre 450 e 1360 kg mais pesados do que seus equivalentes a combustão, além de terem custos mais elevados. “Anecdoticamente, as montadoras dizem que cada meio quilo de peso economizado equivale a uma economia de US$ 5 nos custos do veículo. Se pudermos reduzir 450 kg, isso representa uma economia potencial de US$ 5.000 por veículo, o que é bastante substancial.”

A BYD também tem trabalhado em inovações, como o drone integrado e estação de recarga em seus veículos.

À medida que o interesse em baterias de estado sólido cresce, também aumenta a concorrência. CATL, BYD, QuantumScape e ProLogium são apenas alguns dos outros aspirantes a uma fatia do mercado. No entanto, Huang está confiante de que a Factorial tem um papel fundamental a desempenhar: “Somos um player americano, muito focado nos mercados americano e europeu, com uma base de acionistas saudável. A maioria dos outros players de estado sólido são fortemente apoiados por acionistas asiáticos, o que os coloca em uma posição diferente, considerando o ambiente geopolítico atual.”

Enquanto isso, a Stellantis confirma a produção do novo Jeep Compass 2026 na fábrica de Melfi, Itália.

A frota de demonstração começará a operar em 2026, mas nem a Stellantis nem a Factorial informaram quanto tempo durará o período de testes antes da aprovação final para a produção em massa. Huang reconhece: “Isso depende de como a demonstração irá. Precisamos obter dados sobre quanta eficiência energética as baterias podem alcançar no mundo real e o impacto no peso, desempenho e potência. Conservadoramente, pode levar de três a quatro anos após o lançamento inicial em 2026 antes que possamos aumentar a produção em massa. Dito isso, pode haver oportunidade de avançar ainda mais rápido.”

Embora a Stellantis seja a primeira montadora a anunciar publicamente a implantação de uma frota de demonstração, a Factorial está em negociações com outros players sobre o potencial de demonstração. Sem entrar em detalhes, Huang afirma: “Historicamente, temos um apoio considerável de nossos acionistas Mercedes e Stellantis. Há também um enorme interesse de outras montadoras.”

O Xiaomi planeja expansão global de veículos elétricos a partir de 2027, mostrando o crescente interesse no mercado de VEs.

Foco nos mercados americano e europeu

Com as vendas de veículos elétricos na China em ascensão, a Factorial se concentra nos mercados americano e europeu.

Romário Nicácio

Administrador de redes, estudante de Ciências e Tecnologia (C&T) e Jornalismo, que também atua como redator de sites desde 2009. Co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, com um amplo conhecimento em diversas áreas. Com uma vasta experiência em redação, já contribuí para diversos sites de temas variados, incluindo o Notícias da TV Brasileira (NTB) e o Blog Psafe. Sua paixão por tecnologia, ciência e jornalismo o levou a buscar conhecimentos nas áreas, com o objetivo de se tornar um profissional cada vez mais completo. Como co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, tenho a oportunidade de explorar ainda mais minhas habilidades e se destacar no mercado, como um profissional dedicado e comprometido com a entrega de conteúdo de qualidade aos seus leitores. Para entrar em contato comigo, envie um e-mail para [email protected].

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