A Stellantis, gigante do setor automotivo, anunciou uma nova parceria com a Zeta Energy para o desenvolvimento e produção de baterias de lítio-enxofre. O objetivo principal é reduzir os custos de produção de veículos eletrificados, tornando-os mais acessíveis ao consumidor.
A nova tecnologia de baterias promete revolucionar o mercado, com a promessa de oferecer maior autonomia e tempos de recarga mais rápidos. Ao contrário das baterias de íons de lítio, amplamente utilizadas atualmente, as baterias de lítio-enxofre não necessitam de componentes como níquel e manganês, o que reduz significativamente os custos de produção.
Composição e Sustentabilidade
As baterias que estão sendo projetadas pela Stellantis e Zeta Energy utilizam lítio e enxofre em sua composição. O enxofre utilizado no processo é não refinado, o que simplifica a produção e a torna mais sustentável, com menor impacto ambiental. Segundo Ned Curic, diretor de engenharia e tecnologia da Stellantis, esta iniciativa está alinhada com a meta da empresa de atingir a neutralidade de carbono até 2038.
Metas Ambientais e Futuro da Eletrificação
A Stellantis está focada na redução de emissões de carbono e busca zerar a emissão de poluentes antes de 2040. Além das baterias de lítio-enxofre, a empresa também investe em baterias de estado sólido, que oferecem maior densidade energética e menor peso, aprimorando a dirigibilidade dos veículos.
A previsão é que as baterias de lítio-enxofre entrem em produção em larga escala até o final desta década. A Stellantis já planeja equipar o Dodge Charger Daytona com baterias de estado sólido até 2026. No entanto, ainda não foram divulgados os modelos eletrificados da marca que receberão as novas baterias de lítio-enxofre, nem se essa tecnologia será oferecida no mercado brasileiro.
Presença da Stellantis no Brasil
Entre as marcas do grupo Stellantis com atuação no Brasil, a Fiat oferece o modelo elétrico 500e. A Jeep comercializa os SUVs híbridos plug-in Compass 4xe e Grand Cherokee 4xe. Já a Peugeot conta com o SUV e-2008 em seu portfólio. Todos os modelos citados são carros de passeio.
Essa iniciativa da Stellantis, que busca reduzir os custos de produção de veículos eletrificados, complementa o investimento de €4,1 bilhões em fábrica de baterias LFP na Espanha e o compromisso com a reciclagem de baterias de veículos elétricos, mostrando um esforço da empresa em liderar a transição para uma mobilidade mais sustentável. A notícia da Stellantis confirma o lançamento do motor 2.2 turbodiesel para Commander e Toro em 2025, porém a Titano ainda é dúvida. Além disso, a crise na Stellantis levanta questionamentos sobre o futuro da empresa.