Notícias

Stellantis anuncia demissões temporárias e paralisações devido a tarifas de Trump

Plano de contenção da Stellantis envolve a demissão temporária de cerca de 900 funcionários em fábricas nos Estados Unidos. Além disso, a empresa decidiu interromper a produção no México e no Canadá

A Stellantis, dona de marcas como Fiat, Jeep e Citroën, anunciou um plano de contenção que envolve a demissão temporária de cerca de 900 funcionários em fábricas nos Estados Unidos. Além disso, a empresa decidiu interromper por tempo indeterminado a produção em algumas unidades no México e no Canadá.

Essas decisões foram tomadas em resposta às novas tarifas de 25% sobre veículos importados, anunciadas pelo ex-presidente dos EUA, Donald Trump. A Stellantis está preocupada com os impactos dessas taxas em suas operações.

Stellantis anuncia demissões temporárias e paralisações devido a tarifas de Trump
Crédito da imagem: Stellantis

Em um comunicado interno, Antonio Filosa, diretor de operações da Stellantis para as Américas, afirmou: “Estamos avaliando os efeitos dessas tarifas no médio e longo prazo, mas também decidimos tomar medidas imediatas, como a pausa temporária na produção em algumas fábricas no Canadá e no México.”

A empresa destacou que essas tarifas criaram um período de incerteza para a indústria automotiva. Por isso, os cortes na produção e as demissões foram considerados necessários para manter a estabilidade da companhia diante desse cenário.

Filosa ainda acrescentou: “Essas mudanças afetarão alguns funcionários de unidades nos EUA que apoiam essas operações. Nosso foco é agir de maneira responsável, sempre pensando no melhor para clientes, parceiros e colaboradores.”

Espera-se que o México seja o país mais impactado pelas novas tarifas. Atualmente, o país exporta 2,8 milhões de veículos para os Estados Unidos, de um total de 4 milhões produzidos internamente. Entre os modelos mais exportados estão a Ram 2500 e 3500, Toyota Tacoma, Chevrolet Equinox e Nissan Sentra. Vale lembrar que a GM aumentará produção de caminhonetes nos EUA após tarifas de Trump.

Josean Santos

Josean Belo dos Santos é estudante de jornalismo e graduado em História pela UFPI. Possui vasta experiência em assuntos relacionados ao trânsito e à mobilidade urbana, atuando como agente de trânsito na cidade de Picos, Piauí, desde 4 de setembro de 2012. Além disso, tem ampla experiência no setor automotivo, iniciada em 2008, e já colaborou com alguns dos principais sites do Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.