A Stellantis inaugurou em Betim, Minas Gerais, o maior Centro de Desenvolvimento de Produto e Mobilidade Híbrida-Flex da América Latina. O complexo visa aprimorar a tecnologia híbrida-flex, tornando os motores mais eficientes e sustentáveis para o mercado latino-americano.
O CEO da Stellantis, John Elkann, apresentou ao Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, a capacidade tecnológica da nova planta. O encontro também marcou o início do ciclo de investimentos de R$ 32 bilhões entre 2025 e 2030, com a previsão de abertura de 1.500 novas vagas de emprego na empresa. Esse investimento demonstra o compromisso da Stellantis em inovar, assim como a BYD planeja levantar US$ 5,6 bilhões em Hong Kong com emissão de novas ações.
O investimento faz parte da estratégia global da Stellantis para reduzir as emissões de carbono e se adaptar às regulamentações ambientais. O centro focará no desenvolvimento de motores híbridos que combinem eletrificação com etanol, promovendo uma solução acessível para a transição energética no Brasil.
Emanuele Cappellano, Presidente da Stellantis na América do Sul, declarou: “Estamos investindo em tecnologias que darão aos nossos clientes a liberdade de escolher o veículo que desejam ou precisam”.
Para impulsionar a inovação, a Stellantis contratará 400 engenheiros especializados e buscará parcerias com universidades e instituições de pesquisa, criando um ecossistema de mobilidade sustentável. Inclusive, a Stellantis e Factorial avançam com baterias de estado sólido para veículos elétricos, um passo importante nessa direção.
Novos motores híbridos da Stellantis
A Stellantis planeja lançar quatro motorizações distintas até 2030:
- Bio-Hybrid: Sistema híbrido leve com um propulsor elétrico auxiliando o motor a combustão. Já presente em Fiat Pulse e Fastback.
- Bio-Hybrid e-DCT: Sistema mais avançado que permite a movimentação em baixas velocidades apenas com energia elétrica. Incluirá um motor 1.3 turbo e câmbio automatizado de dupla embreagem. Esperado para Fiat Toro, Jeep Compass e Commander até 2026. Assim como a Stellantis confirma produção do novo Jeep Compass 2026 na fábrica de Melfi, Itália, esses lançamentos são aguardados com expectativa.
- Bio-Hybrid Plug-in: Sistema sofisticado que permite rodar em modo 100% elétrico por longas distâncias, com recarga via tomada, similar ao Jeep Compass 4xe.
- BEV (elétrica): Sem previsão de lançamento, mas com expectativa de conclusão dentro do plano financeiro da Stellantis até 2030.