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Stellantis inaugura centro de desenvolvimento de híbridos flex com a presença do presidente Lula

Com o objetivo de investir R$ 32 bilhões entre 2025 e 2030, a Stellantis inaugurou, em Betim, Minas Gerais, o maior Centro de Desenvolvimento de Produto e Mobilidade Híbrida-Flex da América Latina

A Stellantis inaugurou em Betim, Minas Gerais, o maior Centro de Desenvolvimento de Produto e Mobilidade Híbrida-Flex da América Latina. O complexo visa aprimorar a tecnologia híbrida-flex, tornando os motores mais eficientes e sustentáveis para o mercado latino-americano.

O CEO da Stellantis, John Elkann, apresentou ao Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, a capacidade tecnológica da nova planta. O encontro também marcou o início do ciclo de investimentos de R$ 32 bilhões entre 2025 e 2030, com a previsão de abertura de 1.500 novas vagas de emprego na empresa. Esse investimento demonstra o compromisso da Stellantis em inovar, assim como a BYD planeja levantar US$ 5,6 bilhões em Hong Kong com emissão de novas ações.

O investimento faz parte da estratégia global da Stellantis para reduzir as emissões de carbono e se adaptar às regulamentações ambientais. O centro focará no desenvolvimento de motores híbridos que combinem eletrificação com etanol, promovendo uma solução acessível para a transição energética no Brasil.

Emanuele Cappellano, Presidente da Stellantis na América do Sul, declarou: “Estamos investindo em tecnologias que darão aos nossos clientes a liberdade de escolher o veículo que desejam ou precisam”.

Para impulsionar a inovação, a Stellantis contratará 400 engenheiros especializados e buscará parcerias com universidades e instituições de pesquisa, criando um ecossistema de mobilidade sustentável. Inclusive, a Stellantis e Factorial avançam com baterias de estado sólido para veículos elétricos, um passo importante nessa direção.

Novos motores híbridos da Stellantis

A Stellantis planeja lançar quatro motorizações distintas até 2030:

  • Bio-Hybrid: Sistema híbrido leve com um propulsor elétrico auxiliando o motor a combustão. Já presente em Fiat Pulse e Fastback.
  • Bio-Hybrid e-DCT: Sistema mais avançado que permite a movimentação em baixas velocidades apenas com energia elétrica. Incluirá um motor 1.3 turbo e câmbio automatizado de dupla embreagem. Esperado para Fiat Toro, Jeep Compass e Commander até 2026. Assim como a Stellantis confirma produção do novo Jeep Compass 2026 na fábrica de Melfi, Itália, esses lançamentos são aguardados com expectativa.
  • Bio-Hybrid Plug-in: Sistema sofisticado que permite rodar em modo 100% elétrico por longas distâncias, com recarga via tomada, similar ao Jeep Compass 4xe.
  • BEV (elétrica): Sem previsão de lançamento, mas com expectativa de conclusão dentro do plano financeiro da Stellantis até 2030.

Romário Nicácio

Administrador de redes, estudante de Ciências e Tecnologia (C&T) e Jornalismo, que também atua como redator de sites desde 2009. Co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, com um amplo conhecimento em diversas áreas. Com uma vasta experiência em redação, já contribuí para diversos sites de temas variados, incluindo o Notícias da TV Brasileira (NTB) e o Blog Psafe. Sua paixão por tecnologia, ciência e jornalismo o levou a buscar conhecimentos nas áreas, com o objetivo de se tornar um profissional cada vez mais completo. Como co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, tenho a oportunidade de explorar ainda mais minhas habilidades e se destacar no mercado, como um profissional dedicado e comprometido com a entrega de conteúdo de qualidade aos seus leitores. Para entrar em contato comigo, envie um e-mail para [email protected].

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