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Stellantis apresenta tecnologia de condução autônoma nível 3

A Stellantis N.V. revelou o STLA AutoDrive 1.0, um sistema que permite a direção automatizada em velocidades de até 60 km/h

A Stellantis N.V. revelou o STLA AutoDrive 1.0, seu primeiro sistema de direção automatizada desenvolvido internamente, que oferece funcionalidade mãos-livres e olhos-fora (SAE Nível 3). O STLA AutoDrive é um pilar da estratégia tecnológica da Stellantis, juntamente com o STLA Brain e o STLA Smart Cockpit, avançando na inteligência, automação e experiência do usuário do veículo.

O STLA AutoDrive permite a direção automatizada em velocidades de até 60 km/h, reduzindo a carga de trabalho do motorista no trânsito lento e liberando tempo. Ideal para quem se desloca em áreas urbanas densas, o STLA AutoDrive permitirá que os motoristas se envolvam temporariamente em tarefas não relacionadas à direção, como assistir a um filme, verificar e-mails, ler um livro ou simplesmente olhar pela janela.

Ned Curic, Chief Engineering and Technology Officer da Stellantis, afirma que o STLA AutoDrive aprimorará a experiência de direção, tornando o tempo ao volante mais eficiente e agradável.

O sistema é simples: quando as condições de tráfego e ambientais se alinham, os motoristas são notificados de que o STLA AutoDrive está disponível. Uma vez ativado por um botão físico, o sistema assume o controle, mantendo distâncias seguras, ajustando a velocidade e gerenciando a direção e a frenagem com base no fluxo de tráfego.

O STLA AutoDrive monitora continuamente o ambiente ao seu redor através de um conjunto avançado de sensores para garantir alta precisão e operação confiável, mesmo à noite ou em condições climáticas adversas, como chuva leve. Um sistema automatizado de limpeza de sensores mantém os componentes críticos limpos para funcionalidade e confiabilidade ideais.

Os engenheiros da Stellantis refinaram o STLA AutoDrive para reagir de forma rápida e natural, garantindo que o sistema pareça suave e previsível em condições reais. O sistema opera perfeitamente para proporcionar uma direção confiante e sem estresse.

Em velocidades mais altas, o STLA AutoDrive oferece o Adaptive Cruise Control e funções de centralização de faixa nos modos Nível 2 (mãos no volante) e Nível 2+ (mãos fora do volante, olhos na estrada).

Construído sobre uma arquitetura escalável, o STLA AutoDrive está pronto para implantação e pode ser adaptado para os mercados globais em veículos com a marca Stellantis. O sistema também é conectado à nuvem, permitindo melhorias contínuas através de atualizações over-the-air e integração de dados em tempo real para desempenho otimizado.

O STLA AutoDrive está em conformidade com os regulamentos aplicáveis nos mercados suportados e exige que os motoristas permaneçam sentados, com cinto de segurança e prontos para assumir o controle quando solicitado. Ele também respeita as leis regionais sobre a conduta do motorista, incluindo restrições ao uso do telefone.

O STLA AutoDrive é projetado como uma plataforma em evolução, com pesquisa contínua e avanços futuros potencialmente capazes de desbloquear:

  • Operação mãos-livres e olhos-fora em velocidades mais altas, até 95 km/h.
  • Automação off-road aprimorada para modelos selecionados.

Josean Santos

Josean Belo dos Santos é estudante de jornalismo e graduado em História pela UFPI. Possui vasta experiência em assuntos relacionados ao trânsito e à mobilidade urbana, atuando como agente de trânsito na cidade de Picos, Piauí, desde 4 de setembro de 2012. Além disso, tem ampla experiência no setor automotivo, iniciada em 2008, e já colaborou com alguns dos principais sites do Brasil.

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