A Stellantis anunciou hoje, 3 de fevereiro de 2025, uma série de medidas para simplificar sua organização, dando continuidade às mudanças comunicadas em dezembro de 2024. O objetivo é otimizar o equilíbrio entre as responsabilidades regionais e globais, acelerando a tomada de decisões e a execução de projetos. As alterações também reforçam o compromisso da empresa em ouvir seus clientes e visam pavimentar o caminho para um novo ciclo de crescimento.
A reestruturação promove maior autonomia para as regiões em áreas como planejamento de produtos, desenvolvimento, atividades industriais e comerciais, mantendo a coordenação com as funções globais da empresa.
As atividades de software foram integradas a uma nova organização de Desenvolvimento de Produtos & Tecnologia, liderada por Ned Curic, simplificando o lançamento de produtos e serviços inovadores para todas as marcas e mercados da Stellantis. Antonio Filosa, além de seu cargo atual como COO das Américas, assume a liderança global de Qualidade.
A área de Assuntos Corporativos e Comunicações foi unificada sob a liderança de Clara Ingen-Housz para melhor atender aos *stakeholders*. Um novo Escritório de Marketing foi criado, sob o comando de Olivier François, reunindo os profissionais de marketing das marcas para apoiar as ações de publicidade, eventos globais e patrocínios.
Outras mudanças na liderança incluem:
- Bob Broderdorf assume a liderança da marca Jeep®.
- Alain Favey chega à Stellantis para liderar a marca Peugeot.
- Xavier Peugeot passa a comandar a marca DS Automobiles.
- Anne Abboud assume a liderança da unidade de veículos comerciais Stellantis Pro One.
O presidente da Stellantis, John Elkann, afirmou: “A partir das mudanças realizadas em dezembro, os anúncios de hoje simplificarão ainda mais nossa organização e aumentarão nossa agilidade local e rigor de execução. Esperamos impulsionar o crescimento, oferecendo aos nossos clientes uma variedade ainda maior de excelentes veículos a combustão, híbridos e elétricos.”
O processo para nomear o novo CEO da Stellantis, conforme anunciado no início de dezembro de 2024, está em andamento e será concluído no primeiro semestre de 2025. A condução do processo está a cargo de um Comitê Especial do Conselho de Administração.
Para mais informações, consulte o comunicado oficial da Stellantis.