Notícias
Tendência

Stellantis adota tração 4×4 híbrida em vans com tecnologia Dangel

A Stellantis, em parceria com a empresa francesa Dangel, adicionou tração 4x4 às suas vans compactas e médias

A Stellantis, em parceria com a empresa francesa Dangel, especialista em conversões de tração integral, anunciou uma nova solução 4×4 para suas vans compactas e médias. A tecnologia “4WD by Dangel” adiciona um motor elétrico traseiro a vans com motor a combustão interna (ICE), transformando-as em híbridas leves.

O primeiro modelo a receber a atualização é o Opel Combo 4×4, mas a tecnologia será gradualmente expandida para outras vans das marcas Stellantis. Ao invés do tradicional sistema de tração integral, a nova versão utiliza um eixo traseiro eletrificado, marcando uma mudança significativa na abordagem da fabricante.

Stellantis adota tração 4x4 híbrida em vans com tecnologia Dangel
Foto: Divulgação/Stellantis

Sistema híbrido e desempenho

O sistema combina um motor 1.5 turbodiesel de 129 cv (96 kW / 130 PS), exclusivo da transmissão automática de oito velocidades, responsável pela tração dianteira, com um motor elétrico que aciona o eixo traseiro quando necessário.

Uma unidade de controle eletrônico ativa automaticamente o motor elétrico ao detectar perda de aderência, trabalhando em conjunto com um sistema ESP recalibrado. O condutor pode selecionar dois modos de condução (Auto e Low), ajustando o torque do eixo traseiro conforme as condições do terreno.

A energia para o motor elétrico vem de uma bateria de 48 volts e 4,8 kWh, tornando as vans híbridas leves. Essa solução é similar à adotada nos modelos Jeep Avenger 4Xe e Alfa Romeo Junior Ibrida Q4, embora nestes, o motor elétrico traseiro seja combinado a um motor 1.2 a gasolina.

Além da tração 4×4 eletrificada, a conversão inclui um aumento na suspensão que eleva a altura livre do solo em 90 mm, melhorando o desempenho off-road. A Dangel também reforça componentes como motor, câmbio e tanque de combustível para suportar condições mais adversas. Segundo a empresa, o sistema permite que as vans enfrentem “rotas off-road exigentes” e “subidas íngremes”.

O Opel Combo compartilha plataforma com modelos como Citroen Berlingo, Peugeot Partner, Fiat Doblo e Toyota ProAce City, o que significa que a conversão “4WD by Dangel” é compatível com toda a linha de vans compactas da Stellantis, tanto em versões de carga quanto de passageiros.

A Dangel anunciou que a mesma tecnologia será expandida para vans médias da Stellantis, como Peugeot Expert, Citroen Jumpy, Opel/Vauxhall Vivaro, Fiat Scudo e Toyota PoAce, tanto em versões elétricas quanto a diesel. Todos esses modelos utilizam a mesma arquitetura EMP2.

A transformação dessas vans em veículos 4×4 com tração traseira eletrificada abre um leque de possibilidades para criação de pequenos *campers* preparados para terrenos mais desafiadores. No entanto, o custo da conversão, de €9.250 (US$9.600) antes de impostos, precisa ser somado ao preço do veículo base.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.