Notícias
Tendência

Stellantis adia lançamento do sistema autônomo nível 3, STLA AutoDrive

Tecnologia que permite que os condutores não precisem manter as mãos no volante, o AutoDrive é um sistema de Nível 3 criado pela Stellantis, mas que ainda não está disponível

A Stellantis revelou o AutoDrive, um sistema de Nível 3 que permite aos motoristas realizarem outras tarefas enquanto dirigem. Teoricamente, os condutores não precisariam mais monitorar a estrada ou manter as mãos no volante. No entanto, a tecnologia, apesar de pronta para ser lançada, não está disponível.

O STLA AutoDrive promete levar a condução sem as mãos e sem olhar para a estrada aos veículos das marcas Jeep, Chrysler, Dodge, Ram, Alfa Romeo, Peugeot, Fiat e outras da Stellantis. Apesar de a montadora afirmar que o sistema está totalmente desenvolvido, o lançamento foi adiado por razões incomuns.

Stellantis adia lançamento do sistema autônomo nível 3, STLA AutoDrive
Foto: Divulgação/Stellantis

A autonomia de Nível 3 representa um avanço em relação aos sistemas de Nível 2, presentes em veículos de marcas como Tesla, Ford e Hyundai. Esses sistemas podem centralizar a faixa, ajustar a velocidade e permitir breves períodos de condução sem as mãos, mas exigem que o motorista mantenha os olhos na estrada.

A liberdade (e a pegadinha) da autonomia de nível 3

Os sistemas de Nível 3 permitem que o motorista realize outras tarefas não relacionadas à direção, desde que esteja pronto para assumir o controle quando solicitado. Por exemplo, seria possível assistir a um filme ou ler um livro. “Ajudar os motoristas a aproveitarem ao máximo seu tempo é uma prioridade”, disse Ned Curic, Diretor de Engenharia e Tecnologia da Stellantis. “Ao lidar com tarefas rotineiras de direção, o STLA AutoDrive melhorará a experiência de condução, tornando o tempo ao volante mais eficiente e agradável.”

A Stellantis anunciou a tecnologia, mas decidiu não lançá-la ainda. “A tecnologia está totalmente desenvolvida e pronta para ser implantada”, disse Dan Reid, porta-voz da empresa. “No entanto, o mercado atual para condução autônoma de Nível 3 é muito limitado. Tomamos a decisão estratégica de não lançá-lo neste momento. Assim que o mercado se abrir e se tornar mais receptivo, avançaremos com a introdução desta tecnologia avançada.”

Enquanto isso, concorrentes como a Mercedes já oferecem recursos de Nível 3 em regiões selecionadas.

A Stellantis afirma que futuras atualizações poderão permitir que o AutoDrive funcione também em situações off-road.

Josean Santos

Josean Belo dos Santos é estudante de jornalismo e graduado em História pela UFPI. Possui vasta experiência em assuntos relacionados ao trânsito e à mobilidade urbana, atuando como agente de trânsito na cidade de Picos, Piauí, desde 4 de setembro de 2012. Além disso, tem ampla experiência no setor automotivo, iniciada em 2008, e já colaborou com alguns dos principais sites do Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.