A Stellantis revelou o AutoDrive, um sistema de Nível 3 que permite aos motoristas realizarem outras tarefas enquanto dirigem. Teoricamente, os condutores não precisariam mais monitorar a estrada ou manter as mãos no volante. No entanto, a tecnologia, apesar de pronta para ser lançada, não está disponível.
O STLA AutoDrive promete levar a condução sem as mãos e sem olhar para a estrada aos veículos das marcas Jeep, Chrysler, Dodge, Ram, Alfa Romeo, Peugeot, Fiat e outras da Stellantis. Apesar de a montadora afirmar que o sistema está totalmente desenvolvido, o lançamento foi adiado por razões incomuns.
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A autonomia de Nível 3 representa um avanço em relação aos sistemas de Nível 2, presentes em veículos de marcas como Tesla, Ford e Hyundai. Esses sistemas podem centralizar a faixa, ajustar a velocidade e permitir breves períodos de condução sem as mãos, mas exigem que o motorista mantenha os olhos na estrada.
A liberdade (e a pegadinha) da autonomia de nível 3
Os sistemas de Nível 3 permitem que o motorista realize outras tarefas não relacionadas à direção, desde que esteja pronto para assumir o controle quando solicitado. Por exemplo, seria possível assistir a um filme ou ler um livro. “Ajudar os motoristas a aproveitarem ao máximo seu tempo é uma prioridade”, disse Ned Curic, Diretor de Engenharia e Tecnologia da Stellantis. “Ao lidar com tarefas rotineiras de direção, o STLA AutoDrive melhorará a experiência de condução, tornando o tempo ao volante mais eficiente e agradável.”
A Stellantis anunciou a tecnologia, mas decidiu não lançá-la ainda. “A tecnologia está totalmente desenvolvida e pronta para ser implantada”, disse Dan Reid, porta-voz da empresa. “No entanto, o mercado atual para condução autônoma de Nível 3 é muito limitado. Tomamos a decisão estratégica de não lançá-lo neste momento. Assim que o mercado se abrir e se tornar mais receptivo, avançaremos com a introdução desta tecnologia avançada.”
Enquanto isso, concorrentes como a Mercedes já oferecem recursos de Nível 3 em regiões selecionadas.
A Stellantis afirma que futuras atualizações poderão permitir que o AutoDrive funcione também em situações off-road.