As startups chinesas de veículos de nova energia (NEV) divulgaram seus resultados de vendas para janeiro de 2025, com a HIMA liderando o ranking. A competição acirrada no mercado de elétricos se intensifica com números expressivos e metas ambiciosas.
Desempenho de vendas em janeiro de 2025
Confira o desempenho das principais marcas:
- HIMA: 34.987 unidades, um aumento de 4% em relação ao ano anterior.
- Xpeng: 30.350 veículos, com um notável crescimento de 268%.
- Li Auto: 29.927 unidades, registrando uma leve queda de 4%.
- Leapmotor: 25.170 unidades, com um aumento de 105%.
- Deepal: 24.575 unidades, com um crescimento de 34%.
- Xiaomi: Mais de 20.000 unidades, mantendo um ritmo constante.
- GAC Aion: 14.393 unidades, com uma queda de 42%.
- Nio: 13.863 unidades, aumento de 37,9%.
- Zeekr: 11.942 unidades, queda de 4,8%.
- Avatr: 8.826 unidades, com um aumento de 25%.
- Voyah: 8.009 unidades, crescendo 14%.
Destaques por marca
HIMA lidera o mercado com 34.987 veículos entregues em janeiro. O modelo Aito M9 se destacou com 12.483 unidades vendidas, mantendo a liderança no segmento de carros de luxo acima de 500.000 yuan (aproximadamente 69.000 dólares) por dez meses consecutivos.
Outros modelos da marca, como o Aito M7 (8.443 unidades), Aito M5 (910 unidades), Luxeed R7 (11.420 unidades), Luxeed S7 (1.088 unidades) e Stelato S9 (643 unidades), também contribuíram para o bom desempenho da marca. A HIMA almeja vender um milhão de veículos anualmente em 2025.
Xpeng teve um desempenho notável em janeiro, com 30.350 veículos entregues, um aumento de 268% em relação ao ano anterior. A marca já acumula três meses consecutivos com mais de 30.000 veículos entregues. O Xpeng Mona M03 ultrapassou 15.000 unidades vendidas por dois meses consecutivos, e o Xpeng P7+ já ultrapassou 20.000 unidades entregues desde seu lançamento.
Li Auto manteve-se entre as três primeiras posições, com 29.927 veículos entregues em janeiro, elevando seu volume de vendas acumulado para 1.163.799 unidades. O modelo Li L6 se consolidou como o EREV mais vendido na China por sete meses consecutivos, ultrapassando 200.000 unidades vendidas.
Para 2025, a Li Auto planeja lançar uma nova série de SUVs elétricos puros chamada “i series”, composta por quatro modelos, com dois deles chegando ao mercado ainda este ano. Além disso, a empresa planeja atingir condução autônoma de nível 3 em 2025 e lançar seu primeiro veículo com nível 4 de autonomia em três anos.
A Xiaomi entregou mais de 20.000 unidades do seu modelo SU7 pelo quarto mês consecutivo. Para 2025, a marca estabeleceu uma meta de 300.000 unidades entregues anualmente.
A Neta, que enfrentou uma crise no final de 2024, ainda não divulgou seus resultados de vendas. Com a vendas de elétricos e híbridos plug-in em alta, a China lidera o mercado e as marcas buscam constantemente inovações para manter o ritmo de crescimento.
A produção global de veículos leves mantém o ritmo, apesar de algumas mudanças na Europa, com as marcas chinesas ditando o ritmo do mercado.