A Smart prepara-se para lançar a versão 2025 do seu primeiro veículo elétrico, o Smart #1, que está em seu terceiro ano de produção. As novidades incluem atualizações no motor e pequenas alterações no design, reveladas por documentos submetidos ao Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação da China (MIIT).
A principal mudança está no aumento da potência dos motores. As versões comuns do Smart #1 agora contam com um motor elétrico traseiro TZ220XYA02, que eleva a potência para 250 kW (335 cv), um aumento de 50 kW (67 cv). O mesmo motor é utilizado nos modelos Zeekr 009 e Lynk & Co 02 (Z20), todos parte do grupo Zhejiang Geely Holding.

Já a versão Brabus, que possui um motor elétrico adicional na dianteira, passa a entregar uma potência combinada de 365 kW (489 cv), também com um ganho de 50 kW (67 cv) em relação à versão anterior.
Design com sutis alterações
Visualmente, as mudanças são discretas nas versões convencionais do Smart #1. As principais novidades são as rodas de liga leve de 18 polegadas com design renovado e acabamento em dois tons, calçadas com pneus 235/50R18.

A versão Brabus apresenta um visual levemente mais agressivo. Os detalhes em vermelho foram atenuados, permanecendo apenas na saia inferior dianteira, nas laterais e no difusor traseiro. O teto e os retrovisores, antes vermelhos, agora são na cor da carroceria e pretos, respectivamente. A entrada de ar inferior dianteira, que antes tinha um destaque em vermelho, agora é preta.
As rodas da versão Brabus também foram redesenhadas, com um novo modelo de 10 raios substituindo o anterior de 5 raios. Os pneus são 235/45R19 em todas as rodas.
De acordo com os dados do MIIT, as dimensões do Smart #1 2025 são: 4270/1822/1636mm, com uma distância entre eixos de 2750mm para a versão comum. A versão Brabus tem 4300mm de comprimento, mantendo a mesma largura, altura e distância entre eixos.

Como o Smart #1 é um modelo global, espera-se que as atualizações cheguem a outros mercados em breve. Se você se interessa por carros elétricos compactos, talvez queira comparar com o Nio Firefly EV revelado na China, que também busca concorrer com Mini e Smart. Mais detalhes serão divulgados à medida que o lançamento oficial se aproximar.