A nova Skoda Octavia RS 2025 chega com um visual renovado, mas sem perder a combinação de dirigibilidade envolvente e praticidade. O modelo segue disponível nas versões sedan e perua (wagon). As principais mudanças incluem novos para-choques dianteiro e traseiro, faróis de LED atualizados e rodas de liga leve de 19 polegadas com design aerodinâmico Elias.
Na traseira, as ponteiras de escapamento agora são pretas, reforçando o toque esportivo. Por dentro, a tela multimídia cresceu para 13 polegadas, o volante ganhou um novo design e há detalhes com acabamento que imita fibra de carbono.

Debaixo do capô, o motor 2.0 turbo a gasolina EA888 recebeu melhorias no cárter e no virabrequim, elevando a potência para 195 kW (equivalente ao do novo Volkswagen Golf GTI Mk 8.5). O torque segue em 370 Nm, disponível entre 1600 e 4500 rpm.
A tração permanece dianteira, com um câmbio automatizado de dupla embreagem ‘úmida’ de sete marchas e diferencial de deslizamento limitado controlado eletronicamente. O desempenho melhorou: o sedan agora vai de 0 a 100 km/h em 6,4 segundos, enquanto a wagon faz o mesmo em 6,5 segundos.
Mesmo sem mudanças radicais, a Skoda manteve a essência da Octavia RS, oferecendo um carro esportivo equilibrado, ideal para o dia a dia e sem exageros no visual.
Preço e equipamentos do Skoda Octavia RS 2025
O preço da Octavia RS aumentou $6000, partindo de $62.990 para o sedan liftback e $64.490 para a versão wagon (preços já com impostos). Contudo, a Skoda justifica o aumento incluindo o pacote premium, antes opcional de $6600, como item de série.
O equipamento de série agora inclui amortecedores adaptativos com 15 níveis, sistema de som Canton, head-up display, bancos dianteiros elétricos com massagem e revestimento em Suedia e couro sintético, espelhos com memória, climatização tri-zona e pintura metálica.

Com a saída do Volkswagen Passat da Austrália, a Octavia se destaca como uma das poucas opções de wagon esportiva. O Hyundai i30 Sedan N ($52.000) concorre diretamente com o Octavia RS liftback. A Cupra, marca esportiva do Grupo VW, lançará o Leon VZx Sportstourer wagon com tração integral ainda este ano.
Interior
O interior da Octavia é familiar e confortável. O revestimento Suedia, agora padrão, é superior ao tecido anterior. A tela multimídia é maior e mais intuitiva, com funções de climatização sempre visíveis na parte inferior. A tela também oferece personalização, com uma aba de favoritos para funções mais utilizadas e atalhos na parte inferior.
O painel de instrumentos digital de 10,25 polegadas exibe informações de navegação e outras telas úteis.
O espaço de armazenamento interno é comparável ao de SUVs, com porta-copos pequenos e espaço para garrafas de 600mL nas portas. A Octavia se destaca pelos recursos “Simply Clever” da Skoda, como os guarda-chuvas nas portas, pequenos compartimentos nas portas e um suporte para tickets de estacionamento no para-brisa.

A qualidade do plástico diminui na parte inferior do painel frontal, mas a texturização compensa. Os principais pontos de contato, como o câmbio, o volante em couro perfurado e as maçanetas, são de alta qualidade.
O espaço traseiro é adequado para passageiros com menos de 1,80m. A versão wagon oferece janelas laterais amplas, proporcionando uma boa visibilidade. Há um suporte removível no chão com estabilizadores de copos, duas portas USB-C, saídas de ar traseiras, controle de temperatura independente e aquecimento para os assentos laterais. A Octavia possui fixações Isofix e três pontos de fixação superior, além de suportes para dispositivos inteligentes nos encostos dos bancos.
Um destaque dos produtos Skoda é o porta-malas, e a Octavia não é exceção. Além do amplo espaço (600L no sedan, 640L na wagon), o porta-malas oferece diversas funcionalidades práticas: a cobertura de carga serve como armazenamento para guarda-chuvas molhados, há uma manta, rede de carga e divisórias de carga. Recursos pelos quais os concessionários normalmente cobram extra.
Outros itens incluem bancos traseiros rebatíveis 60/40 com acionamento remoto, abertura para esquis, tomada de 12 volts e um pneu sobressalente sob o piso.
Impressões ao dirigir
O test drive da Octavia RS começou em Bendigo, Victoria, seguindo para o leste por estradas rurais. O asfalto irregular destacou um dos poucos pontos fracos da Octavia RS: o ruído da estrada. Embora não seja constante ou um fator decisivo, é um pouco mais intrusivo do que em um Golf GTI, especialmente na versão wagon.
Mesmo com amortecedores adaptativos, a Octavia RS tem uma condução firme. A maioria dos solavancos é absorvida facilmente, mas os amortecedores perdem um pouco de fluidez em trechos irregulares, tanto no modo Normal quanto no Comfort.
No entanto, esses detalhes são rapidamente esquecidos em estradas sinuosas, onde a Octavia RS demonstra suas capacidades. No modo Individual, com direção e motor no modo Sport e os amortecedores adaptativos ligeiramente mais firmes que o Normal, a Octavia RS está pronta para o desafio.
A direção elétrica oferece um peso natural à medida que os níveis de aderência flutuam, e a traseira da Octavia se move um pouco em asfalto úmido e irregular. A direção traseira não é alarmante, auxiliando na entrada em curvas, e a longa distância entre eixos e a suspensão traseira multibraço mantêm tudo sob controle.
Com a potência extra do motor, é necessário esperar um pouco mais antes de acelerar, mas quando o torque está disponível, o diferencial de deslizamento limitado garante uma saída limpa da curva. As trocas de marcha ascendentes também são mais rápidas.
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Essa é a principal característica da Octavia, o carro chefe da Skoda. Embora o Hyundai i30 Sedan N ofereça espaço interno semelhante e um pouco mais de desempenho, ele perde em termos de refinamento e praticidade. A escolha entre os dois fica clara nos primeiros metros.
O Golf GTI é outro concorrente, mas com menos espaço interno e um preço mais alto, a Octavia RS ocupa um nicho atraente. Se você se interessa por lançamentos, veja o que esperar do Seat Ibiza 2025: Reestilização agressiva é flagrada em testes de inverno.
A Octavia RS também é eficiente em termos de consumo de combustível. A classificação ADR combinada é de 7,0L/100km, e o computador de bordo registrou 7,1L/100km após um test drive em estradas rurais. A Octavia RS requer gasolina premium de 95 octanas.
A segurança é garantida pela classificação de cinco estrelas da ANCAP (dados de 2022). Recursos como frenagem autônoma de emergência (AEB), monitoramento de ponto cego, controle de cruzeiro adaptativo e assistente de manutenção de faixa são todos padrão. A calibração desses sistemas foi considerada boa durante o teste.
A Skoda oferece uma garantia de sete anos, com quilometragem ilimitada, para a Octavia RS e todos os seus produtos. As revisões devem ser feitas anualmente ou a cada 15.000km. A Skoda vende pacotes pré-pagos de manutenção de até sete anos, com um custo de $4400, o que representa um custo de manutenção anual de cerca de $630.
O único aspecto que pode decepcionar os entusiastas é a falta de um som de escapamento mais dramático. A Skoda afirma ter ajustado o escapamento e o mapeamento para produzir mais ruídos, mas a Octavia RS permanece discreta, o que pode ser uma vantagem para alguns. Por outro lado, os viajantes podem desejar mais silêncio em estradas com asfalto irregular.
O maior desafio da Octavia é a concorrência dentro do Grupo VW. O Cupra Formentor pode ser uma opção para quem busca algo igualmente esportivo com um visual de SUV. Para quem prefere uma wagon mais chamativa, o Cupra Leon VZx Sportstourer é uma alternativa. Para um pouco mais de luxo, o Golf GTI pode ser considerado. Fique por dentro também das Tarifas de importação dos EUA podem elevar preços de carros e peças no Brasil.
A Octavia RS wagon continua a ser a escolha ideal para quem precisa de espaço e praticidade sem abrir mão do desempenho. Não há nada no mercado tão prático quanto uma wagon. E a porta traseira elétrica do sedan praticamente não compromete o espaço.
A Octavia venceu o prêmio Chasing Cars de Carro do Ano por um bom motivo. Pouco mudou, e pouco precisava mudar. Continua sendo um dos melhores carros e permanece incomparável nesta faixa de preço… pelo menos por enquanto.