A segunda geração do Skoda Kodiaq está pronta para agitar o mercado de SUVs com a introdução de novas variantes híbridas plug-in. O objetivo? Enfrentar diretamente concorrentes de peso como o Mitsubishi Outlander PHEV e o BYD Sealion 6.
Em declarações exclusivas à Chasing Cars durante o lançamento nacional do Kodiaq, Lucie Kuhn, diretora da Skoda Austrália, revelou que os modelos híbridos (tanto os leves quanto os plug-in) representam o elo que faltava na estratégia de produtos da marca checa.
Kuhn adiantou que os híbridos plug-in “chegarão ao mercado australiano para o Kodiaq e o Superb no final de 2025, início de 2026.”
A Chasing Cars apurou que as motorizações híbridas plug-in para o Kodiaq e o Superb estão, neste momento, sob avaliação técnica para o mercado australiano. Há também uma motorização híbrida leve prevista para o Octavia ainda este ano.
A Skoda tem uma posição de destaque na Europa, onde foi a quarta maior marca em 2023, atrás apenas de Volkswagen, Toyota e BMW. Na Austrália, a história é diferente, com a Skoda vendendo 5.015 unidades no ano passado, um número inferior aos 7.999 de 2023. Assim como a BYD almeja vender 5,5 milhões de veículos em 2025, a Skoda busca aumentar suas vendas.
“Vários fatores contribuíram para este resultado”, explicou Kuhn. “Primeiramente, penso que estávamos historicamente muito focados no mercado europeu, porque somos uma marca europeia… Queríamos manter a quota de mercado doméstico”, justificou.
“Estávamos a trazer produtos para mercados como a Austrália com um certo atraso – por vezes até um ano – e também a perder tecnologias. Neste momento, enfrentamos, por exemplo, a falta de híbridos; isso também não está a ajudar as vendas”, acrescentou Kuhn.
O Kodiaq híbrido plug-in poderá ser a solução ideal. O SUV de cinco lugares (ao invés dos sete lugares da versão a gasolina) desenvolve 150kW e 350Nm, permitindo uma aceleração de 0 a 100km/h em 8,4 segundos. Modelos como o Audi A5 Híbrido Plug-in também buscam oferecer alta autonomia e desempenho.
Mais impressionante, no entanto, é a autonomia em modo elétrico do Kodiaq iV, que ronda os 110km (WLTP), graças a uma bateria de 25,7kWh. Este valor supera inclusive o novo Mitsubishi Outlander (86km, WLTP) e o BYD Sealion 6 (92km, NEDC). O Kodiaq iV suporta ainda carregamento rápido DC até 50kW.
Dentro do Grupo VW, a Cupra foi a única marca a trazer híbridos plug-in para a Austrália na iteração anterior. O Cupra Leon e o Formentor receberão os motores PHEV de nova geração ainda este ano, potencialmente abrindo caminho para o Kodiaq e o Superb da Skoda.
Embora a Austrália tenha agora revertido as isenções de FBT para PHEVs, na Europa, este tipo de motorização tem enfrentado um escrutínio renovado e muitos países removeram os incentivos. A menor procura na Europa significa, normalmente, que é mais fácil garantir a produção para mercados como a Austrália.
A Skoda terá de acertar no preço do seu Kodiaq e Superb híbridos plug-in se quiser competir no mercado atual. O Outlander PHEV custa $63.790 na versão Aspire e o BYD Sealion 6 $52.990 na versão Premium..