A Škoda Auto celebra 25 anos de sua entrada no dinâmico mercado indiano, marcados pela inauguração de sua primeira fábrica em Chhatrapati Sambhajinagar, em janeiro de 2000. A marca checa foi a pioneira do Grupo Volkswagen a estabelecer presença local, com o modelo Octavia sendo o primeiro a ser montado no país.
Hoje, a Índia se tornou um mercado chave na estratégia de internacionalização da Škoda, impulsionando seu potencial de vendas na região da ASEAN, Oriente Médio, Austrália e Nova Zelândia. Desde 2018, a Škoda lidera todas as atividades do grupo na região. Atualmente, a marca desenvolve e produz localmente três modelos específicos para o mercado indiano, baseados na plataforma MQB A0–IN: o Kushaq, o Slavia, e o mais recente, o SUV compacto Kylaq, que expande sua atuação para o segmento de subcompactos.
Segundo Klaus Zellmer, CEO da Škoda Auto, “Com 25 anos de experiência na Índia, tornamos este mercado o pilar de nossa estratégia de crescimento internacional. A Índia, com seu enorme talento, crescente demanda e acesso a outros mercados, está se tornando nosso segundo pilar fora da Europa.” Zellmer destacou que a marca aumentou em 35% o número de pontos de contato com clientes nos últimos dois anos, e que uma das fábricas da marca no país já opera totalmente com energia verde.
A primeira geração do Octavia foi o primeiro modelo da marca a chegar na Índia, sendo montado em instalações alugadas, enquanto a fábrica de Chhatrapati Sambhajinagar era construída. Ao longo dos anos, outros modelos como o Fabia, Rapid, Superb e Kodiaq também ganharam espaço no mercado indiano. Um ponto crucial para a Škoda na Índia foi em 2018, quando o Grupo Volkswagen encarregou a marca de liderar todas as atividades do grupo no mercado local.
Foi então que a Škoda desenvolveu a plataforma MQB-A0-IN, exclusiva para a Índia. O primeiro veículo a utilizar esta base foi o SUV Kushaq, lançado em 2021, seguido pelo sedan Slavia em 2022. Recentemente, a marca lançou o Kylaq, seu primeiro modelo no popular segmento de subcompactos, responsável por cerca de 50% das vendas de carros na Índia. O novo modelo recebeu 10.000 pedidos nos primeiros dez dias após o lançamento, contribuindo para a meta de vendas da marca de 100.000 unidades anuais até 2026.
A qualidade e reputação da Škoda no mercado indiano são refletidas tanto no interesse dos clientes quanto em diversos prêmios conquistados, como o de Sedan do Ano de 2022 para o Slavia e Carro do Ano de 2023 pela Acko Drive Awards.
Além das linhas de montagem em Chhatrapati Sambhajinagar e da fábrica em Pune, a Škoda estabeleceu um Centro de Tecnologia no país e inaugurou uma instalação logística moderna para exportação de componentes para o Vietnã, mercado onde a marca entrou em 2023.
A produção sustentável é uma prioridade para a Škoda, com a fábrica de Chhatrapati Sambhajinagar operando totalmente com energia verde, enquanto a planta de Pune está no caminho para atingir a neutralidade de carbono até 2030. A fábrica de Pune também expandiu seu sistema fotovoltaico, capaz de produzir até 26.6 GWh de eletricidade anualmente, cobrindo até 30% de seu consumo.