A fabricante tcheca Škoda Auto anunciou um aumento de 4,2% em sua produção global de veículos em 2024, totalizando mais de 925 mil unidades. Além disso, a empresa produziu mais de 280 mil sistemas de baterias para veículos elétricos e híbridos plug-in do Grupo Volkswagen, superou a marca de 1 milhão de transmissões e fabricou cerca de 500 mil motores.
A planta principal da Škoda Auto, localizada em Mladá Boleslav, na República Tcheca, foi responsável pela produção de 575 mil veículos da marca. Em 2024, a empresa iniciou a produção de novos modelos e versões atualizadas, incluindo Scala, Kamiq, Kylaq, Octavia e Kodiaq.
A Škoda Auto também expandiu suas operações internacionais. A capacidade da planta de Pune, na Índia, foi ampliada para a produção do SUV compacto Kylaq, o terceiro modelo da Škoda fabricado no país para o mercado local. Adicionalmente, a empresa finalizou os preparativos para a montagem de veículos no Vietnã e iniciou a produção do Kodiaq no Cazaquistão.
Andreas Dick, membro do Conselho da Škoda Auto para Produção e Logística, declarou:
“Do ponto de vista da produção, 2024 foi um dos anos mais desafiadores na história da Škoda Auto. Isso se deveu ao lançamento de um número recorde de novos veículos, à expansão de nossas capacidades de produção internacional e à otimização dos processos de fabricação. Gostaria de agradecer a toda a equipe de Produção e Logística pela dedicação e trabalho árduo, que foram fundamentais para alcançar este excelente resultado.”
As plantas da Škoda Auto na República Tcheca continuam sendo as principais contribuintes para a produção global da empresa. A fábrica de Mladá Boleslav aumentou sua produção para 575 mil veículos em 2024, um crescimento de 3,4% em relação ao ano anterior, mesmo com a transferência parcial da produção do Octavia para outra unidade.
Em 2024, a linha de produção de Mladá Boleslav foi responsável pela fabricação do Fabia, das versões atualizadas do Scala, Octavia e Kamiq, bem como dos modelos totalmente elétricos Enyaq e Enyaq Coupé. Apesar do aumento da concorrência e da desaceleração da demanda por veículos elétricos, a gama Enyaq atraiu um forte interesse dos consumidores, com a Škoda Auto fabricando cerca de 80 mil unidades no ano passado.
A linha de produção de Mladá Boleslav se destaca dentro do Grupo Volkswagen por sua capacidade de produzir simultaneamente veículos com motores de combustão interna na plataforma MQB e veículos elétricos na plataforma MEB. Essa flexibilidade aumenta a eficiência da produção e permite que a planta responda rapidamente às mudanças na demanda. No final de 2024, foram concluídos os preparativos para a produção em série do novo Elroq, com uma capacidade de produção diária de até 600 unidades.
A planta de Kvasiny, que comemorou 90 anos de operação em 2024, também apresentou resultados sólidos, produzindo 248 mil veículos. Este local se concentra principalmente na nova geração do modelo Kodiaq e do Karoq, com o Octavia atualizado recentemente adicionado ao seu portfólio de produção.
A fábrica de Mladá Boleslav também é um importante centro de produção de componentes. Em 2024, foram fabricados cerca de 500 mil motores da eficiente gama EA 211 e 355 mil transmissões manuais MQ 200. A Škoda Auto celebrou 125 anos de desenvolvimento e produção de motores, atingindo uma produção total de 15 milhões de unidades.
Adicionalmente, a linha de produção expandida em Mladá Boleslav entregou 227 mil baterias de tração para veículos elétricos baseados na plataforma MEB. Estas baterias são instaladas em veículos Škoda e em outras marcas do Grupo Volkswagen, como Volkswagen, Audi e SEAT/CUPRA. Foram produzidas também 53.600 baterias para modelos híbridos plug-in. Em dezembro de 2024, a Škoda Auto atingiu o marco de 1 milhão de sistemas de baterias produzidos desde 2019.
A planta de Vrchlabí, neutra em carbono, comemorou 160 anos de operação em 2024 e alcançou uma produção de 710.600 transmissões automáticas DSG 200 de sete velocidades. Estas transmissões são utilizadas em veículos Škoda e em outros modelos do Grupo Volkswagen.
A Škoda Auto lidera as operações na Índia em nome do Grupo Volkswagen e suas marcas. O país é a segunda base da Škoda fora da Europa e um futuro centro de exportação, capitalizando o potencial de vendas em regiões como ASEAN, Oriente Médio, Austrália e Nova Zelândia.
Em 2024, a Škoda Auto produziu 32.800 veículos em suas duas plantas indianas. A fábrica de Pune fabrica os modelos Slavia e Kushaq e, em dezembro de 2024, iniciou a produção do novo SUV compacto Kylaq, acompanhado de uma expansão da capacidade de produção em 30%. O Kylaq contribuirá para a meta de vendas anual da marca de 100 mil carros na Índia até 2026.
O centro de logística local prepara os modelos Slavia e Kushaq como kits completamente desmontados (CKD), que serão montados em uma nova fábrica no Vietnã. Enquanto isso, a produção do SUV Kodiaq continuou na unidade de Chhatrapati Sambhajinagar (anteriormente Aurangabad).
Desde dezembro de 2023, a fábrica do Grupo Volkswagen em Bratislava, na Eslováquia, produz a nova geração do Superb. Em 2024, 54.500 unidades deste modelo saíram da linha de produção. O desenvolvimento do Superb, juntamente com seu modelo irmão, o Volkswagen Passat, foi confiado à Škoda como parte do projeto Beta+.
Na China, os veículos Škoda foram produzidos nas cidades de Changsha, Ningbo e Nanjing. O portfólio de 2024 incluiu o Octavia, Octavia Pro, Kamiq, Kamiq GT, Karoq, Kodiaq e Superb, com uma produção total de 15.200 veículos.
Em Solomonovo, na Ucrânia, a montagem do SUV Karoq continuou.
Ao longo de 2024, o Vietnã, um dos mercados mais dinâmicos da ASEAN, viu preparativos intensivos para a produção dos modelos Slavia e Kushaq a partir de kits desmontados importados da Índia. O lançamento da produção em série do Kushaq está agendado para o primeiro trimestre deste ano. O Vietnã também servirá como porta de entrada para outros países da ASEAN.
No Cazaquistão, a fabricante de automóveis monta o Kodiaq, Karoq, Kamiq e Octavia a partir de kits semi-desmontados (SKD). Mais de 1.400 veículos foram produzidos no ano passado após o retorno da Škoda a este mercado. Em 2025, a empresa planeja expandir a montagem local de SKD para incluir a nova geração do Superb.