Um proprietário de um veículo da Nio na China compartilhou um vídeo impressionante capturado pela câmera de painel de seu carro, demonstrando a atuação precisa do sistema NOP (Navigate on Pilot) da Nio. O sistema de direção autônoma evitou uma colisão, levando o motorista a postar a frase “Nio salvou minha vida” em suas redes sociais.
O NOP é a alternativa da Nio ao Autopilot da Tesla. Trata-se de uma tecnologia ADAS (*advanced driver-assistance system*, ou sistema avançado de assistência ao motorista) que auxilia os condutores na operação segura do veículo, utilizando sensores e câmeras.
No vídeo, o proprietário da Nio trafegava em uma rodovia a 80 km/h, seguindo outro carro. De repente, o veículo à frente mudou de faixa bruscamente para evitar um congestionamento. A manobra teve um resultado inesperado: o carro atingiu levemente um veículo parado, lançando um objeto ao ar – possivelmente o retrovisor.
O sistema AES (Active Emergency Steering, ou Direção Ativa de Emergência) da Nio reagiu instantaneamente, mudando a trajetória do veículo para a faixa da esquerda enquanto freava, evitando a colisão com o carro ao lado.
O AES faz parte do pacote ADAS NOP e é um sistema de segurança avançado que aplica frenagem e auxilia na direção para evitar colisões. Quando a frenagem por si só não é suficiente, ele atua em conjunto com o AEB (Automatic Emergency Braking, ou Frenagem Automática de Emergência) para desviar o veículo de obstáculos.
Em janeiro, a Nio atualizou todos os seus veículos com o software Banyan 3.1.0, que, segundo relatos, incluiu a função AES aprimorada.
O sistema de direção NOP foi lançado em setembro de 2020 em Pequim. Em dezembro de 2022, uma versão atualizada, NOP+, que suporta Lidar, foi lançada. No início de 2024, a Nio começou a atualizar todos os seus veículos com a versão avançada do software de assistência à direção. Em junho do ano passado, a empresa afirmou que a quilometragem total do usuário do NOP+ ultrapassou 1 bilhão de km.
Veja o vídeo da câmera do painel: