Clientes da Hertz vêm demonstrando crescente frustração com o sistema automatizado de avaliação de danos adotado pela locadora. Em vez de inspeções feitas por pessoas, a empresa passou a usar câmeras com inteligência artificial para registrar qualquer avaria nos carros, tanto na retirada quanto na devolução.
Um dos casos recentes envolve um cliente identificado como animemufin, que relatou no Reddit ter sido cobrado em US$ 195 após devolver um carro no Aeroporto de Houston. Segundo ele, o suposto dano era apenas um “borrão” na lataria, próximo ao bocal do combustível — algo que, em sua visão, não justificaria uma taxa.
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A empresa ofereceu um desconto de US$ 65, reduzindo o valor da cobrança para US$ 130, desde que o pagamento fosse feito imediatamente. O objetivo seria evitar o processo de contestação, que costuma ser burocrático e demorado.
Essa prática tem levantado questionamentos sobre a rigidez do sistema automatizado, que muitos consideram inflexível até mesmo com desgastes comuns no uso diário do carro. Alguns usuários chegam a classificá-lo como “abusivo”. É importante acompanhar como as montadoras estão implementando a IA, como a BMW, que implementa inteligência artificial para aprimorar o controle de qualidade na produção de veículos.
Imagens publicadas nas redes mostram danos mínimos, que provavelmente passariam despercebidos por um avaliador humano. Isso reforça o debate sobre a precisão do sistema e se ele realmente entrega mais justiça nas cobranças.
A substituição dos avaliadores humanos por inteligência artificial foi implementada com a promessa de agilizar o serviço e padronizar as inspeções. No entanto, a dificuldade para contestar cobranças e a falta de atendimento humano geram desconfiança entre os clientes.
Embora o sistema tenha sido criado para trazer mais transparência, a experiência de diversos consumidores mostra o oposto: cobranças inesperadas, pouco diálogo e uma sensação de injustiça nas decisões automatizadas. Essa discussão sobre IA no setor automotivo nos lembra de outras inovações, como o Xpeng G7, o primeiro SUV a integrar o chip Turing de Inteligência Artificial.