Shanghai, cidade onde a Nio possui sua sede global, anunciou um programa de subsídios para a construção de estações de troca de baterias. A medida, que entra em vigor em 1º de abril e terá validade de cinco anos, visa impulsionar a adoção de veículos elétricos (VEs) na região.
O plano de incentivo prevê o seguinte:
- Subsídio de 40% sobre o investimento em equipamentos (excluindo baterias) para estações de troca de baterias de uso geral, ou seja, aquelas compatíveis com diferentes marcas e modelos de veículos.
- Subsídio de 20% sobre o investimento em equipamentos (excluindo baterias) para estações de troca de baterias que não sejam abertas a outras marcas.
- Subsídio para o consumo de energia elétrica das estações, limitado a 600 RMB (aproximadamente US$ 83) por kW para estações de uso geral e 300 RMB por kW para as demais.
- Subsídio mensal de até 200 RMB para motoristas de táxi que utilizarem veículos compatíveis com a troca de baterias, desde que a recarga seja feita prioritariamente nessas estações. Este benefício é válido apenas para 2025.
Esta é a primeira vez em anos que Shanghai oferece um subsídio significativo para instalações de troca de baterias, tornando-se a segunda cidade a fornecer suporte ao setor este mês. Em 6 de março, Hefei, província de Anhui – onde estão localizadas as duas fábricas da Nio – anunciou subsídios exclusivos de compra de até 10.000 RMB para modelos com troca de bateria.
Atualmente, a Nio é quase a única montadora que oferece modelos com troca de bateria para o consumidor geral, com suas estações disponíveis para modelos sob a marca principal Nio, bem como a submarca Onvo e, no futuro, Firefly.
Outras montadoras, incluindo a GAC Aion, já ofereceram modelos semelhantes, mas raramente construíram estações de troca de baterias.
A Nio anunciou várias parcerias no ano passado para construir modelos habilitados para troca de bateria com várias outras montadoras. Para entender melhor como o mercado de veículos elétricos está se desenvolvendo, você pode verificar a avaliação do Tesla Model Y renovado na China, que também reflete a crescente demanda por carros elétricos.
Em 9 de janeiro, um blogueiro automotivo disse no Weibo que a submarca Exeed da Chery estava em parceria com a Nio para construir modelos com troca de bateria que chegariam ao mercado no terceiro trimestre de 2025.
A CATL (SHE: 300750) também está construindo estações de troca de baterias, embora esteja principalmente voltada para o setor de táxis no momento.
A Nio possui atualmente 3.154 estações de troca de baterias na China, sendo Shanghai a cidade com mais estações, totalizando 183, de acordo com dados compilados pela CnEVPost. A estratégia de construção de estações de troca de baterias da Nio pode ser comparada com o desenvolvimento de outras marcas, como a Toyota, que também desafia as gigantes chinesas com o novo compacto bZ3X no mercado chinês.
As estações de troca de baterias da empresa em Shanghai já estavam em grande parte perto da lucratividade, disse William Li, fundador, presidente e CEO da Nio, em uma transmissão de vídeo ao vivo em 8 de fevereiro no Douyin, uma plataforma de vídeos curtos.
Este ano seria um grande ano para as estações de troca de baterias da Nio, pois a empresa busca tornar o abastecimento tão conveniente quanto o reabastecimento para usuários de Nio, Onvo e marcas de carros parceiras, disse Li na época.
Durante a transmissão, Shen Fei, vice-presidente de negócios de energia da Nio, mencionou que a empresa estava fornecendo mais de 9.000 trocas de bateria por dia em Shanghai e em breve chegará a 10.000. Para uma perspectiva mais ampla do mercado automotivo, vale a pena conferir as notícias sobre a Volkswagen que avalia criar versão GTI do futuro ID.1.