O presidente Donald Trump anunciou a imposição de uma tarifa de 25% sobre todos os veículos não fabricados nos Estados Unidos. A medida, que visa impulsionar o crescimento e trazer de volta empregos automotivos para o país, pode gerar cerca de US$ 100 bilhões em receita.
Em discurso, Trump afirmou que a indústria automotiva irá “florescer como nunca antes”. No entanto, especialistas apontam que os custos adicionais decorrentes das tarifas provavelmente serão repassados aos consumidores. Nesse contexto, é importante acompanhar como essas medidas podem impactar a indústria automotiva global, como discutido em Possíveis tarifas de Trump podem impactar a indústria automotiva global, aqui em “Fipe Carros“.

A Casa Branca divulgou informações adicionais sobre a aplicação das tarifas. Segundo o comunicado oficial, a tarifa de 25% incidirá sobre veículos de passageiros importados – incluindo sedãs, SUVs, crossovers, minivans, vans de carga e caminhões leves – e peças automotivas essenciais, como motores, transmissões, componentes de powertrain e componentes elétricos. A administração também mencionou que processos serão implementados para expandir as tarifas sobre peças adicionais, se necessário.
As montadoras que importam veículos sob o Acordo Estados Unidos-México-Canadá (USMCA) terão a oportunidade de certificar seu conteúdo de produção nos EUA. Os sistemas “serão implementados de forma que a tarifa de 25% se aplique apenas ao valor do conteúdo não americano” nesses veículos. No entanto, veículos e peças permanecerão isentos de tarifas até que esses processos estejam totalmente em vigor.
Trump também mencionou que veículos fabricados nos Estados Unidos não enfrentarão “absolutamente nenhuma tarifa”. Ele ainda insinuou que as tarifas poderiam estar ligadas ao conteúdo de peças estrangeiras. Empresas como a GM, por exemplo, já estão discutindo o assunto, como você pode conferir em CEO da GM discute tarifas com Trump e sinaliza investimentos nos EUA.
“Se as peças forem fabricadas na América e um carro não, essas peças não serão tributadas ou tarifadas, e teremos uma fiscalização muito forte sobre isso”, disse Trump, respondendo a uma pergunta da imprensa. “Na maior parte, acho que isso levará à fabricação de carros em um local. No momento, um carro seria feito aqui, enviado para o Canadá, enviado para o México, enviado para todos os lugares – é ridículo. Portanto, este é um sistema muito simples.”
Além das tarifas, o presidente reiterou sua intenção de permitir que os americanos deduzam os juros dos financiamentos de automóveis. Essa medida se aplicaria a veículos fabricados nos Estados Unidos, mas os detalhes ainda são escassos. Acredita-se que a dedução funcionaria de forma semelhante à dedução de juros hipotecários.
Os detalhes exatos ainda não foram definidos, mas espera-se que mais informações sejam divulgadas em breve. Acompanhe outras notícias e novidades sobre o setor automotivo aqui em Fipe Carros.