A Scout Motors, nova marca de veículos elétricos do Grupo Volkswagen, revelou seus modelos SUV Traveler e picape Terra, que surpreenderam o mercado ao adotar um sistema de extensor de autonomia. Essa tecnologia, que já teve seu auge em modelos como o BMW i3 e o Chevrolet Volt, havia caído em desuso devido aos problemas com ruído e vibração. A Scout, no entanto, promete revolucionar essa abordagem.
Inicialmente, a Scout Motors não planejava usar o extensor de autonomia, mas a necessidade de criar veículos elétricos capazes de rodar em áreas remotas, com pouca infraestrutura de carregamento, levou à decisão estratégica. Segundo o CEO da Scout Motors, Scott Keogh, a marca visa atuar em todo o território dos Estados Unidos, o que exige soluções para a autonomia em locais isolados.
A Scout Motors, que faz parte do Grupo Volkswagen, ainda não confirmou qual motor será usado no sistema, mas é provável que aproveite tecnologias já existentes no portfólio europeu da Volkswagen.
Motores compactos, como o 1.5 TFSI, que equipam modelos como o Jetta e o Taos, são candidatos, embora a empresa possa optar por algo ainda menor, já que o motor funcionará exclusivamente como gerador de eletricidade. O objetivo é minimizar ruídos e vibrações, um problema comum em modelos antigos com extensor de autonomia.
Uma das maiores críticas aos extensores de autonomia era o ruído e a vibração. O BMW i3, por exemplo, tinha um motor a gasolina barulhento quando acionado. A Scout, porém, garante uma experiência diferente. O chefe de estratégia da empresa, Ryan Decker, explicou que o design com chassi sobre longarinas permite instalar o motor na parte traseira do veículo, longe da cabine. Com isso, o ruído e a vibração se tornam imperceptíveis para o motorista.
O uso do extensor de autonomia não afetará outros recursos dos veículos, como capacidade de subida, altura do solo e porta-malas dianteiro. O SUV Scout Motors Traveler e a picape Terra manterão seu desempenho off-road e sua aptidão para tarefas pesadas, mesmo quando o motor a gasolina estiver em funcionamento. Além disso, a Scout planeja oferecer acessórios como galões de combustível para complementar o sistema e garantir que os motoristas tenham autonomia em qualquer situação.
A inclusão do extensor de autonomia pode ser um diferencial para os veículos da Scout Motors quando chegarem ao mercado em 2027. Para entusiastas do off-road, a principal preocupação é a autonomia em locais remotos. O extensor de autonomia serve como um “plano B”, trazendo mais segurança para quem explora áreas distantes ou regiões sem infraestrutura de carregamento.
Com essa abordagem, a Scout Motors busca reinventar uma tecnologia esquecida, adaptando-a para atender às necessidades de um público específico. A marca combina o melhor dos veículos elétricos com a segurança de um extensor de autonomia para quem precisa de mais flexibilidade.