A Schaeffler, renomada fornecedora global do setor automotivo, iniciou a produção em larga escala de seus inovadores drives de esferas (KGT) para um dos principais fabricantes de veículos elétricos (VE) da China. Este marco representa um avanço significativo na estratégia da empresa de fortalecer sua presença no crescente mercado de veículos eletrificados e autônomos.
Desde 2007, a Schaeffler já produziu mais de 140 milhões de unidades de drives de esferas para diversas aplicações automotivas em todo o mundo, consolidando sua expertise e liderança nesse segmento. Os KGTs da Schaeffler são componentes essenciais em sistemas de frenagem, como servofreios em veículos elétricos, freios de estacionamento elétricos e freios eletromecânicos, bem como em sistemas de direção, garantindo manobrabilidade, segurança e conforto.
Matthias Zink, CEO da divisão Powertrain & Chassis da Schaeffler AG, destaca a importância da experiência da empresa e sua proximidade com o mercado chinês: “A Schaeffler possui quase 20 anos de experiência na produção em volume e no desenvolvimento contínuo de drives de esferas. Neste contexto, beneficia-se de sua excelência de fabricação e proximidade com o cliente em todo o mundo, especialmente na China”.
Zink complementa, “O sucesso contínuo do nosso confiável drive de esferas é uma prova clara de que os clientes são conquistados pela qualidade de nossos componentes mecânicos precisos. Também nos orgulhamos, como uma empresa líder em Motion Technology, de ser um parceiro confiável para nossos clientes chineses no crescente mercado de sistemas de freios e direção.” As vendas de veículos elétricos continuam a crescer e a BYD supera Tesla em vendas de veículos elétricos no primeiro trimestre de 2025.
Os KGTs convertem o movimento rotacional de um fuso ou porca em movimento linear. Graças às esferas integradas como elementos rolantes, a conversão do movimento rotacional ocorre sem deslizamento e com atrito mínimo. A Schaeffler produz KGTs para sistemas de direção, freios e sistemas de transmissão. A empresa expandiu continuamente sua capacidade de produção desde 2007, fabricando KGTs em todas as regiões do mundo, alinhada à sua abordagem ‘local-for-local’.
Em fevereiro de 2025, a Schaeffler celebrou o lançamento da produção de drives de esferas para sistemas de direção em Xiangtan, visando otimizar o suporte ao mercado chinês. Outras fábricas na China, França, Coreia do Sul, México e Eslováquia também fabricam esses componentes de alta precisão. O princípio de funcionamento do KGT também é utilizado em atuadores lineares da divisão Bearings & Industrial Solutions da Schaeffler.
Como componentes mecânicos de sistemas de direção eletromecânicos, os KGTs desempenham um papel crucial em sistemas de manutenção de faixa e assistência ao estacionamento. A alta eficiência, o baixo consumo de energia e o excelente comportamento em termos de ruído e vibração reduzem o consumo de energia do veículo e o tornam mais silencioso, um fator crucial em veículos elétricos.
A alta capacidade de carga dos KGTs da Schaeffler também permite sua utilização em veículos comerciais leves, como pequenos caminhões, vans e picapes, facilitando a direção para os motoristas. O desenvolvimento da direção autônoma é crucial para o futuro e Li Xiang, da Li Auto, propõe padronização da terminologia para níveis de condução autônoma na China.
Os drives de esferas terão um papel fundamental nos sistemas de chassi de veículos futuros, especialmente em modelos híbridos e elétricos, e em conjunto com tecnologias de direção autônoma. A Schaeffler continua a aprimorar seus produtos para atender às crescentes demandas do mercado. “Ao desenvolver o KGT para os sistemas de direção de veículos premium e SUVs, a Schaeffler está levando em consideração os requisitos mais rigorosos em relação ao funcionamento suave e silencioso e ao maior peso do veículo”, afirma Timo Schmidt, chefe da unidade de negócios Chassis Solutions do Grupo Schaeffler.
No que se refere aos sistemas de frenagem, para os quais a Schaeffler produz um componente chave na forma do KGT, o mercado está à beira de uma mudança radical: “A próxima geração de veículos será equipada com freios de serviço eletromecânicos que frearão cada roda individualmente de forma inteligente e silenciosa e, assim, darão um contributo adicional à tecnologia brake-by-wire. Recebemos nossa primeira indicação de um cliente para KGTs para sistemas de freio eletromecânicos e já estamos nos preparando para o início da produção”, conclui Timo Schmidt.