Notícias

Satisfação com carros elétricos no Brasil atinge 97%, aponta pesquisa global

Com mais de 57 mil unidades emplacadas entre janeiro e novembro deste ano, o mercado de carros elétricos no Brasil está em franca expansão

O mercado de carros elétricos no Brasil está em franca expansão, com mais de 57 mil unidades emplacadas entre janeiro e novembro deste ano, representando quase 37% do total de veículos eletrificados. E, ao que tudo indica, os proprietários de elétricos estão bastante satisfeitos com suas escolhas.

Um estudo realizado pela Global EV Alliance em 18 países, incluindo o Brasil como único representante da América do Sul, revelou que 97% dos compradores de carros elétricos estão satisfeitos com seus veículos. A pesquisa, que contou com a participação de mais de 23 mil pessoas, indica ainda que 92% dos entrevistados afirmam que comprariam outro elétrico em uma próxima aquisição, enquanto 4% considerariam um híbrido plug-in. Apenas 1% retornaria a um veículo a combustão.

Satisfação com carros elétricos no Brasil atinge 97%, aponta pesquisa global
Foto: Reprodução/Internet

Os principais motivos apontados pelos proprietários para a compra de um elétrico incluem:

  • Menor custo operacional
  • Preocupação com as mudanças climáticas
  • Redução de ruídos
  • Interesse em novas tecnologias
  • Boa dirigibilidade
  • Custos mais baixos de manutenção

Preocupações com a infraestrutura

Apesar do alto nível de satisfação, a pesquisa também revelou uma preocupação dos proprietários de carros elétricos com a infraestrutura de recarga, especialmente no Brasil. Os entrevistados brasileiros lideraram as respostas quando questionados sobre a necessidade de maior planejamento para viagens longas com veículos elétricos e sobre a preocupação com a disponibilidade de pontos de recarga.

Além disso, o Brasil ficou em segundo lugar, atrás apenas da Índia, no que diz respeito ao “range anxiety”, ou seja, o medo de ficar sem bateria. A expansão da infraestrutura de recarga, como demonstrado pelo crescimento de mais de 10 mil eletropostos, é crucial para aliviar essa preocupação, conforme dados da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE).

Afinal, como mostram dados da VoltBras, o setor de eletromobilidade movimentou cerca de R$ 594,3 bilhões em faturamento anual no Brasil, sendo que R$ 445,9 bilhões vieram do segmento de infraestrutura. O crescimento do mercado, inclusive, impulsiona parcerias como a da Uber e BYD para facilitar a compra de veículos elétricos, e impulsiona o desenvolvimento de novas tecnologias, como demonstrado pelo avanço da reciclagem das baterias de veículos elétricos.

Satisfação com carros elétricos no Brasil atinge 97%, aponta pesquisa global
Foto: Divulgação

Apesar do avanço da eletrificação, o mercado brasileiro ainda é considerado prematuro. Resta saber se, nos próximos cinco a dez anos, os consumidores de carros elétricos no país manterão esse alto nível de satisfação.

Josean Santos

Josean Belo dos Santos é estudante de jornalismo e graduado em História pela UFPI. Possui vasta experiência em assuntos relacionados ao trânsito e à mobilidade urbana, atuando como agente de trânsito na cidade de Picos, Piauí, desde 4 de setembro de 2012. Além disso, tem ampla experiência no setor automotivo, iniciada em 2008, e já colaborou com alguns dos principais sites do Brasil.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo
Fechar

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.