Notícias
Tendência

Samsung convoca recall de mais de 180 mil veículos devido a risco de incêndio

Devido a um problema nos pacotes de baterias de alta voltagem, a Samsung anunciou um amplo recall envolvendo mais de 180 mil veículos de diversas montadoras

Um amplo recall, envolvendo mais de 180 mil veículos de diversas montadoras, foi anunciado pela Samsung devido a um problema nos pacotes de baterias de alta voltagem. Ao todo, 180.196 carros das marcas Ford, Volkswagen e Stellantis estão sujeitos a este recall.

A falha, ainda não totalmente detalhada, apresenta sintomas similares entre as diferentes marcas. A Samsung, responsável pelo fornecimento das baterias, identificou um potencial risco de incêndio.

A Stellantis concentra o maior número de veículos afetados, com 155.096 unidades. O recall abrange os modelos Jeep Wrangler 4xe (2020-2024) e Jeep Grand Cherokee 4xe (2022-2024), ambos veículos híbridos plug-in (PHEV).

De acordo com a NHTSA (National Highway Traffic Safety Administration), as baterias destes veículos podem apresentar danos no separador, o que, combinado com outros fatores nas células da bateria, pode levar a um incêndio. Veículos da Ford inclusos no recall podem apresentar um problema semelhante.

No caso da Ford, o recall atinge os modelos Ford Escape (2020-2024) e Lincoln Corsair (2021-2024). A Ford informou que investigações internas revelaram que “a camada separadora da célula de alta voltagem entre o cátodo e o ânodo pode ser suscetível a danos como resultado do processo de fabricação da célula”.

A Volkswagen e a Audi, também pertencentes ao mesmo grupo, não especificaram a causa exata do problema em seus veículos. Os modelos afetados são o Audi A7 (2022) e o Audi Q5 (2022-2023).

A única informação divulgada sobre os veículos da VW é que uma sobrecarga térmica pode resultar em fumaça ou incêndio. Embora os problemas sejam distintos, o primeiro pode levar ao segundo. Em casos de thermal runaway (embalamento térmico), incêndios são quase inevitáveis e difíceis de extinguir.

A Samsung admitiu que ainda não possui uma solução definitiva para o problema. A Ford informou que, se o veículo detectar uma falha, exibirá a mensagem “Stop Safely Now” (Pare com segurança agora) no painel. Proprietários de veículos Audi e Stellantis não terão este aviso.

A solução imediata para todas as marcas parece ser uma atualização de software que alertará os proprietários se o sistema de bateria detectar um problema. Até lá, a recomendação é estacionar os veículos em locais abertos, por precaução.

Josean Santos

Josean Belo dos Santos é estudante de jornalismo e graduado em História pela UFPI. Possui vasta experiência em assuntos relacionados ao trânsito e à mobilidade urbana, atuando como agente de trânsito na cidade de Picos, Piauí, desde 4 de setembro de 2012. Além disso, tem ampla experiência no setor automotivo, iniciada em 2008, e já colaborou com alguns dos principais sites do Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.