A SAIC Volkswagen lançou oficialmente no dia 10 de março o Teramont Pro, seu novo SUV inteligente de grande porte com sete lugares. Os preços variam entre 269.900 e 319.900 yuan (aproximadamente 37.500 a 44.500 dólares).
O Teramont Pro vem equipado com o motor EA888 2.0T de quinta geração da Volkswagen, combinado a uma transmissão DQ501 de dupla embreagem úmida de sete velocidades. Essa configuração entrega uma potência máxima de 200kW e torque máximo de 400N·m. O veículo acelera de 0 a 100 km/h em apenas 7,6 segundos, apresentando um consumo de combustível combinado WLTC de 8,35L/100km.

Entre as inovações tecnológicas, destacam-se o turbocompressor de geometria variável (VTG) e o sistema de combustível de alta pressão de 500 bar. O novo veículo não só oferece um desempenho potente, como também atende aos rigorosos padrões de emissão Euro 7. Em um mercado competitivo, como o de SUVs, o lançamento do Teramont Pro busca impulsionar as vendas, assim como outras montadoras têm buscado, como a BYD que prioriza SUV de 7 lugares.
O Teramont Pro estreia a nova geração do sistema de condução inteligente IQ.Pilot da Volkswagen, que suporta funcionalidades como:

- Controle de cruzeiro adaptativo
- Mudança de faixa ativada por alavanca
- Desvio automático de obstáculos
Além disso, conta com o assistente de estacionamento IQ.Drive, que inclui capacidade de estacionamento remoto. Modelos como o BMW X3 M50 xDrive 2025 também oferecem tecnologias avançadas para melhorar a experiência de condução.
O interior apresenta um cockpit inteligente integrado com seis telas e dois motores de voz AI (DeepSeek + Wenxin Yiyan), permitindo conversas naturais em múltiplas rodadas para uma interação mais eficiente.
O Teramont Pro possui dimensões generosas de 5158×1991×1788mm, com uma distância entre eixos de 2980mm. Sua configuração de três fileiras e sete assentos oferece dobragem elétrica, permitindo a conversão com um toque para o modo de cinco assentos, expandindo a capacidade do porta-malas de 286L para 2427L.

Todos os assentos vêm de fábrica com funções de aquecimento e ventilação, enquanto o assento do motorista possui capacidade de massagem pneumática. O assento do passageiro dianteiro oferece um “modo semi-reclinado”, proporcionando conforto de primeira classe para viagens longas.
De acordo com dados da China EV DataTracker, a SAIC Volkswagen vendeu 54.377 unidades do SUV Teramont no ano passado. A versão Pro tem como objetivo impulsionar ainda mais as vendas, em um mercado de SUVs grandes cada vez mais competitivo na China.