Após a suspensão durante as festas de fim de ano, o rodízio municipal de veículos na cidade de São Paulo será retomado em 13 de janeiro. A restrição de circulação volta a valer no centro expandido da capital paulista, limitando a circulação de automóveis de passeio em horários específicos nos dias de semana.
O rodízio tem como objetivo principal reduzir o fluxo de veículos nos horários de pico. A área de abrangência inclui bairros como Liberdade, Consolação, Bom Retiro, Brás, Mooca, Lapa, Barra Funda, Vila Leopoldina, Pinheiros, Vila Mariana, Saúde, Ipiranga e Moema. A restrição ocorre em dois períodos diários: das 7h às 10h e das 17h às 20h.
O descumprimento do rodízio é considerado uma infração média, sujeita a multa de R$ 130,16 e acréscimo de quatro pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A fiscalização é feita por radares com leitura de placas espalhados pela cidade.
Além do rodízio, as faixas exclusivas de ônibus também possuem regras específicas. A circulação de veículos particulares nessas faixas é proibida, sendo considerada infração gravíssima, com multa de R$ 293,47 e sete pontos na CNH.
Funcionamento do rodízio
O rodízio de veículos em São Paulo foi implementado em 1997 para controlar o número de carros nas vias durante os horários de maior movimento. A restrição é determinada pelo final da placa de cada veículo, conforme a seguinte escala:
- Segunda-feira: placas com final 1 e 2
- Terça-feira: placas com final 3 e 4
- Quarta-feira: placas com final 5 e 6
- Quinta-feira: placas com final 7 e 8
- Sexta-feira: placas com final 9 e 0
Isenções
Veículos utilizados em serviços essenciais como ambulâncias, viaturas policiais e do corpo de bombeiros estão isentos do rodízio. Algumas categorias profissionais, como médicos e transportadores de cargas especiais e escolares, também podem solicitar a liberação. Gestantes, pessoas com mobilidade reduzida ou em tratamento de doenças graves também podem pedir a isenção.
Em casos de emergência, motoristas multados podem recorrer, mas a decisão final cabe à autoridade de trânsito.
Veículos elétricos e híbridos
Modelos elétricos e híbridos, incluindo os leves (48V), convencionais e plug-in, estão isentos do rodízio. Híbridos convencionais recarregam suas baterias pelo motor a combustão, enquanto os plug-in podem ser carregados em tomadas, como o BYD Song Premium.