A Renault prepara o lançamento do Grand Koleos no Brasil para 2025, marcando a estreia de seu primeiro veículo híbrido no país. O SUV importado da Coreia do Sul chega antes do novo SUV médio da marca, competindo no mercado com modelos como Jeep Compass e Toyota Corolla Cross.
O Grand Koleos, que já havia sido apresentado no Salão do Automóvel de São Paulo em 2016, será, na prática, uma versão do Geely Monjaro. Essa parceria entre as duas montadoras visa o desenvolvimento conjunto de motores.
O design mantém elementos do Monjaro, como os faróis e o desenho do para-choque, mas com grade frontal e emblema da Renault exclusivos, além de rodas diferenciadas. A placa de identificação foi reposicionada no para-choque.
Com 4,78 metros de comprimento e 2,82 metros de entre-eixos, o SUV oferece porte similar ao do Jeep Commander, com capacidade para cinco passageiros. O interior conta com três telas de 12,3 polegadas.
Em relação à motorização, o Grand Koleos poderá vir com um motor 2.0 turbo de 211 cv, acoplado a uma caixa automatizada de sete marchas. A grande aposta, entretanto, é a versão híbrida plug-in, que combina um motor 1.5 turbo com duas unidades elétricas, totalizando 245 cv e câmbio automático de seis marchas, com tração dianteira.
Enquanto isso, a Nissan lança o Kicks Play, uma versão atualizada da geração anterior do modelo para atuar como SUV de entrada da marca. A chegada do Kicks Play acontecerá em paralelo com a nova geração do Kicks, que será maior, mais sofisticada e, consequentemente, mais cara. O lançamento está previsto para o primeiro semestre de 2025.
O Kicks Play precisou passar por ajustes para se adequar às novas regras de emissões do Proconve L8, mas manterá o motor 1.6 flex aspirado, com 113 cv com etanol e 110 cv com gasolina, além do câmbio CVT Xtronic. A estratégia de manter duas gerações do mesmo modelo no mercado não é inédita e já foi utilizada por outras marcas no Brasil. O Kicks Play será vendido nas versões Active, Sense e Advance, com preços mais acessíveis em comparação à nova geração.
A mesma estratégia será utilizada nos Estados Unidos, onde o Kicks Play também será vendido, com uma lista de equipamentos mais completa, incluindo assistentes de condução como monitoramento de ponto cego, sensor de faixa, frenagem de emergência e alerta de tráfego cruzado. A diferença de preço para a nova geração no mercado norte-americano será pequena.