O Renault Duster passou por pequenas mudanças na linha 2026, principalmente nos motores, para se adequar às novas regras de emissões do Proconve L8. Inicialmente, sabia-se que o motor 1.3 Turbo (TCe) havia perdido um pouco de potência e torque, caindo de 170 cv para 163 cv quando abastecido com etanol, além de ter o torque reduzido para 25,5 kgfm – uma queda de cerca de 7 cv e 2 kgfm. No entanto, com a ficha técnica atualizada, foi confirmado que o motor 1.6 também passou por ajustes.
Agora, o motor 1.6 SCe flex do Duster 2026 entrega 112 cv com etanol e 109 cv com gasolina a 5.500 rpm. O torque também sofreu pequenas mudanças, sendo de 15,6 kgfm com etanol e 15,3 kgfm com gasolina. O Renault Duster pode ser equipado com um câmbio manual de cinco marchas ou um CVT automático com seis marchas simuladas, alcançando uma velocidade máxima de 167 km/h com qualquer um dos combustíveis.

Em termos de desempenho, o Duster vai de 0 a 100 km/h em 11,5 segundos com gasolina e 11,4 segundos com etanol quando equipado com câmbio manual. Já na versão com câmbio CVT, os tempos sobem para 13,1 segundos com gasolina e 12,9 segundos com etanol.
Consumo:
- Duster 1.6 SCe manual: 11,5 km/l (cidade) e 12,4 km/l (estrada) com gasolina; 7,6 km/l e 8,5 km/l com etanol.
- Duster 1.6 SCe CVT: 10,8 km/l (cidade) e 11,4 km/l (estrada) com gasolina; 7,5 km/l e 8,3 km/l com etanol.
A versão topo de linha Iconic Plus do Duster 2025 vem equipada com o motor 1.3 TCe Flex, que gera 163 cv com etanol e 156 cv com gasolina, ambos a 5.500 rpm. O torque é de 27,5 mkgf com etanol e 25,5 mkgf com gasolina, disponíveis a 3.750 rpm.

Este motor turbo está acoplado ao câmbio CVT de oito marchas simuladas, permitindo ao SUV atingir a velocidade máxima de 180 km/h e acelerar de 0 a 100 km/h em 9,5 segundos, independentemente do combustível. Falando em novidades, a Volkswagen Nivus GTS aparece sem disfarces e promete estrear ainda no primeiro semestre de 2025.
Consumo do Duster 1.3 TCe:
- 10,9 km/l (cidade) e 12,3 km/l (estrada) com gasolina.
- 7,5 km/l (cidade) e 8,6 km/l (estrada) com etanol.
As mudanças mecânicas foram necessárias para adequação às normas do Proconve L8. O motor 1.6 SCe perdeu cerca de 8 cv em relação à geração anterior, enquanto o motor 1.3 TCe teve uma redução de 7 cv com gasolina e 6 cv com etanol.

O torque do motor turbo manteve-se em 27,5 mkgf com etanol e 25,5 mkgf com gasolina. A motorização aspirada teve seu torque reduzido de 16,5 mkgf para 15,6 mkgf com etanol e 15,3 mkgf com gasolina. A Honda encerra produção de motores a combustão na China, mostrando o futuro da indústria automotiva.
Os preços do Renault Duster 2026:
- Renault Duster Intense Plus 1.6 SCe MT: R$ 132.990
- Renault Duster Intense Plus 1.6 SCe CVT: R$ 142.090
- Renault Duster Iconic Plus 1.6 SCe CVT: R$ 151.690
- Renault Duster Iconic Plus 1.3 TCe CVT: R$ 165.890