Renault aposta no mercado indiano com novo centro de design em Chennai

Renault aposta no mercado indiano com novo centro de design em Chennai
Crédito da imagem: Renault

A Renault deu um passo importante para reforçar sua presença global com a inauguração de um novo centro de design em Chennai, na Índia — o maior da marca fora da França. A iniciativa faz parte do plano estratégico do grupo até 2027 e reforça o compromisso da montadora com o mercado indiano.

O novo espaço, que substitui o estúdio anterior aberto em 2013, conta com 1.500 m² e infraestrutura de ponta. Há salas imersivas com realidade virtual, estúdios de visualização em alta definição, zonas criativas para cocriação e até um enorme painel de LED para apresentações de projetos locais e globais.

Renault aposta no mercado indiano com novo centro de design em Chennai
Crédito da imagem: Renault

Mais do que um investimento em estrutura, o novo centro marca uma mudança de visão. Batizada de renault. rethink, a nova estratégia foca em criar soluções voltadas às necessidades específicas do consumidor indiano, aliando o design europeu à cultura local — algo que a empresa chama de “Tactile Confluence”.

Segundo Laurens van den Acker, Diretor de Design do Grupo Renault, entender as nuances do mercado indiano é essencial, já que o país é o terceiro maior mercado automotivo do mundo. Ele destaca que o centro em Chennai terá papel fundamental no desenvolvimento de produtos tanto locais quanto globais.

Esse reposicionamento já vem sendo construído há algum tempo. A Renault recentemente assumiu 100% do controle da fábrica de Chennai, antes em parceria com a Nissan, consolidando sua estrutura no país e preparando o terreno para um novo ciclo de crescimento, a partir de 2025.

O CEO da Renault India, Venkatram Mamillapalle, afirma que a nova fase busca repensar o posicionamento da marca, melhorar a experiência do cliente e criar produtos mais conectados com os desejos do público indiano. O centro de design é visto como peça-chave nesse processo.

Como símbolo desse novo momento, a Renault apresentou uma escultura futurista chamada renault. rethink. Criada por designers indianos, a peça une arte, tecnologia e tradição, simbolizando a evolução do país e a ambição da marca de criar carros na Índia, para a Índia. A Renault, inclusive, tem planos ambiciosos para o mercado brasileiro, como o Renault Kardian que já possui ofertas para o público PcD.

O mercado indiano, assim como o brasileiro, tem suas particularidades. Recentemente, a Índia avaliou reduzir tarifas de importação de veículos, o que mostra a importância estratégica da região. Além disso, empresas como a Mahindra impulsionam a inovação automotiva com novos estúdios de design na Índia, assim como a Renault.

Deixe um comentário

Seu e‑mail não será publicado.