A divisão de veículos elétricos (VE) da Xiaomi registrou uma receita de 16,3 bilhões de RMB (US$ 2,25 bilhões) no quarto trimestre de 2024, de acordo com o relatório de resultados da fabricante de smartphones divulgado ontem.
De acordo com os cálculos da CnEVPost, isso representa um aumento de 71,58% em relação aos 9,5 bilhões de RMB registrados no terceiro trimestre. No quarto trimestre, os negócios inovadores da Xiaomi, incluindo VEs, geraram uma receita de 16,7 bilhões de RMB, incluindo 300 milhões de RMB de outros negócios.

A margem de lucro bruto dos negócios inovadores, incluindo VE, foi de 20,4% no quarto trimestre, acima dos 17,1% do terceiro trimestre. O negócio registrou uma perda líquida ajustada de 700 milhões de RMB no quarto trimestre, reduzindo pela metade os 1,5 bilhão de RMB do terceiro trimestre.
No quarto trimestre, a Xiaomi entregou 69.697 veículos da série SU7, um aumento de 3,78% em relação aos 67.157 do terceiro trimestre.
Em 2024, a Xiaomi entregou 136.854 unidades da série SU7 a um preço médio de venda de 234.479 RMB por veículo, de acordo com seu relatório de resultados. A empresa tem demonstrado um grande potencial no mercado de veículos elétricos, e para entender melhor a dinâmica de outras fabricantes, você pode verificar como a Volkswagen alcança resultado sólido em 2024 apesar de reestruturações.
A Xiaomi lançou oficialmente o sedã elétrico SU7 em 28 de março de 2024, oferecendo três variantes – Standard, Pro e Max – com preços iniciais de 215.900 RMB, 245.900 RMB e 299.900 RMB, respectivamente. As entregas das versões Standard e Max do SU7 começaram em abril de 2024, e as entregas do SU7 Pro começaram em maio de 2024.

Em 27 de fevereiro, a Xiaomi lançou oficialmente o SU7 Ultra, o sedã elétrico da empresa com 1.548 Ps de potência máxima baseado no SU7 normal. O SU7 Ultra tem um preço inicial de 529.900 RMB e as entregas começaram em 2 de março. A entrada da Xiaomi no mercado de carros de luxo também demonstra o desejo de atrair um público mais jovem, assim como outras marcas estão tentando fazer.
Em 2024, a receita da Xiaomi de seus negócios inovadores, incluindo VEs, foi de 32,8 bilhões de RMB, dos quais 32,1 bilhões de RMB foram de VEs e 700 milhões de RMB foram de outros negócios. A margem de lucro bruto dos negócios inovadores em 2024 foi de 18,5%, e a perda líquida ajustada foi de 6,2 bilhões de RMB.
A Xiaomi expandirá sua capacidade de produção de veículos e pretende entregar 350.000 veículos em 2025, disse a empresa em seu relatório de resultados. Este plano ambicioso de produção acompanha a notícia de que a Xiaomi alcança a marca de 200 mil veículos elétricos entregues em menos de um ano, um feito notável.
Em 31 de dezembro de 2024, a Xiaomi havia inaugurado 200 lojas de venda de veículos em 58 cidades chinesas.