O lançamento do Cybertruck da Tesla tem sido marcado por desafios, e um recente recall está gerando preocupações sobre o controle de qualidade da montadora. Em meados de março, a Tesla convocou quase todos os Cybertrucks entregues até o momento, totalizando 46.096 unidades.
O problema reside em uma moldura de aço que percorre a parte superior das janelas e que pode se soltar enquanto o veículo está em movimento. A solução proposta pela Tesla envolve a aplicação de adesivo adicional e a instalação de duas novas porcas. No entanto, para um proprietário, a correção parece ter criado mais problemas do que resolvido.

Em uma publicação no fórum CybertruckOwnersClub, o proprietário relatou que, após a conclusão do serviço de recall, seu Cybertruck apresentou três novos problemas:
- A moldura não estava mais nivelada com os painéis adjacentes.
- Uma marca de queimadura apareceu perto de um dos pinos.
- A moldura de aço parecia ter sido arranhada durante o serviço.
O proprietário expressou sua frustração no fórum:
“Finalmente peguei meu caminhão ontem após o agendamento de serviço, a guarnição do cantrail não parece nada boa, a lacuna ficou um pouco menor, mas ainda parece muito irregular e desalinhada. Além disso, uma marca circular queimada apareceu na base da nova peça de guarnição (marca de soldagem), também encontrei um pedaço de arranhões nesta nova guarnição.”
Ele argumentou que a Tesla não deveria realizar soldagens em centros de serviço, mas sim produzir peças limpas na fábrica com os parafusos já fixados. Para um fabricante de veículos importante, ele considera isso “irrazoável e difícil de engolir”.
O boletim de reparo oficial da Tesla não menciona soldagem, portanto, a origem da marca de queimadura não está clara. Pode ser uma mancha de calor ou um artefato de retificação. De qualquer forma, não é o que se espera em um veículo dessa faixa de preço, especialmente quando combinado com uma moldura visivelmente desalinhada.
Até o momento, este é o único relato desse tipo. Pode ser um caso isolado, e a Tesla pode corrigir a situação. No entanto, com mais Cybertrucks nas ruas, será importante observar se reclamações semelhantes começam a surgir.
Apesar dos ajustes no processo de montagem, a Tesla afirma que a maioria dos Cybertrucks em circulação são vulneráveis a esse defeito. Em seu novo boletim de serviço, a empresa descreve o procedimento de reparo e inclui um vídeo explicativo. O processo começa com um técnico removendo os painéis laterais e inspecionando o cantrail e a estrutura subjacente.
A Tesla indica que, embora alguns caminhões possam estar tecnicamente em boas condições sem adesivo extra, a maioria precisará dele. Dois dos três códigos de correção incluem o uso de novos adesivos butílicos. Um requer apenas um par de adesivos, enquanto o outro precisa de oito. Independentemente da quantidade de adesivos, todos os procedimentos de recall exigem a instalação de duas novas porcas.
Essas porcas são colocadas em pinos em cada extremidade do cantrail. De acordo com o guia de serviço da Tesla, alguns caminhões podem não ter uma porca no pino quando o procedimento começa, mas todos devem tê-las em cada extremidade antes que termine. Curiosamente, esses pinos devem fazer mais do que apenas fixar o trilho, pois também fazem parte de como os técnicos mantêm os painéis nivelados e uniformes.
Proprietários com Envelopamento, Atenção
Outro detalhe: Cybertrucks que foram envelopados por empresas terceirizadas podem sofrer danos estéticos quando o cantrail é removido e reinstalado durante o recall. A Tesla supostamente não cobrirá os custos para substituir esses envelopamentos, portanto, se você gastou alguns milhares em vinil preto fosco, pode ter uma surpresa desagradável. Além dos problemas de qualidade, a queda nas entregas da Tesla em 2025 levanta preocupações sobre o futuro da empresa.
Outros incidentes incluem incêndios em Roma que destroem veículos Tesla, aumentando a pressão sobre a montadora. Além disso, vale lembrar que a Mercedes-Benz também faz recall de veículos elétricos, mostrando que os problemas não são exclusivos da Tesla.