Notícias

Ranger e Amarok em testes de impacto: Latin NCAP revela resultados distintos

O Latin NCAP divulgou os resultados dos testes de impacto da Ford Ranger e da Volkswagen Amarok, ambos utilitários produzidos na Argentina

O Latin NCAP divulgou os resultados dos testes de impacto da Ford Ranger e da Volkswagen Amarok, ambos utilitários produzidos na Argentina e comercializados no Brasil. A avaliação revelou resultados contrastantes entre os dois modelos.

A Ford Ranger, lançada em junho de 2023, conquistou a máxima pontuação: cinco estrelas. O veículo, equipado com sete airbags e controle eletrônico de estabilidade (ESC) de série, obteve excelentes resultados em diversos quesitos. A pontuação detalhada indica 93,11% na proteção de ocupantes adultos, 89,80% na proteção de ocupantes infantis, 74,77% na proteção de pedestres e usuários vulneráveis da estrada, e 92,01% na assistência à segurança.

Ranger e Amarok em testes de impacto: Latin NCAP revela resultados distintos
Foto: Divulgação/Latin NCap

Os testes abrangeram impacto frontal, lateral, impacto lateral de poste, teste de colisão cervical (whiplash), proteção de pedestres e uma série de recursos de segurança ativa, incluindo frenagem autônoma de emergência (AEB) em cidade e interurbano, AEB para usuários vulneráveis da estrada (VRU), sistemas de suporte de faixa (LSS), sistema de assistência à velocidade (SAS) e detecção de ponto cego (BSD). O relatório do Latin NCAP destaca a estrutura estável do veículo em impactos frontais, boa proteção para tórax e abdômen em impactos laterais, e proteção total para ocupantes infantis.

Apesar dos bons resultados, a Ranger apresentou pontos a melhorar, com proteção marginal para o pescoço em testes de whiplash e proteção deficiente na borda dianteira do capô para pedestres. A proteção de pernas também apresentou áreas com desempenho classificado como ruim e marginal.

Já a Volkswagen Amarok reestilizada, também fabricada na Argentina, recebeu apenas três estrelas no teste do Latin NCAP. Equipada com seis airbags e ESC, o utilitário obteve 80,87% na proteção de ocupantes adultos, 87,08% na proteção de ocupantes infantis, 62,18% na proteção de pedestres e usuários vulneráveis da estrada e 66,28% em assistência à segurança. O impacto frontal demonstrou estrutura estável, mas com proteção marginal para o peito do motorista e adequada para o passageiro. A proteção lateral foi considerada boa devido aos airbags.

A Amarok apresentou proteção marginal para o pescoço em testes de whiplash, embora a proteção para pedestres tenha sido classificada como boa ou adequada para cabeça e pernas. Recursos como o alerta de colisão frontal, apesar de apresentar bom desempenho, não impactaram positivamente a nota final por não ser um sistema de frenagem ativo.

Similarmente, o aviso de saída de faixa, por não ser um sistema de correção ativa, não contribuiu para uma pontuação mais alta. É importante destacar que o modelo avaliado pelo Latin NCAP é específico para a América Latina e o Caribe, diferente da Nova Amarok comercializada em outras regiões.

A Ranger é comercializada a partir de R$ 219.990, enquanto a Amarok, com suas três versões de motor V6, tem preços iniciais em R$ 313.990.

Josean Santos

Josean Belo dos Santos é estudante de jornalismo e graduado em História pela UFPI. Possui vasta experiência em assuntos relacionados ao trânsito e à mobilidade urbana, atuando como agente de trânsito na cidade de Picos, Piauí, desde 4 de setembro de 2012. Além disso, tem ampla experiência no setor automotivo, iniciada em 2008, e já colaborou com alguns dos principais sites do Brasil.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo
Fechar

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.