Após a controversa decisão da Stellantis, sob a liderança de Carlos Tavares, de descontinuar a Ram 1500 Classic no ano passado, a Ram parece estar revendo sua estratégia. Doug Ostermann, CFO da Ram, reconheceu a necessidade urgente de um modelo mais acessível para preencher a lacuna deixada pela Classic.
Em conferência da Wolfe Research, Ostermann admitiu a existência de uma demanda clara por picapes full-size com preços mais competitivos. A introdução de um modelo com essas características representaria uma mudança significativa para a Ram, que busca corrigir decisões tomadas anteriormente, como a polêmica remoção do motor Hemi V8, que, segundo informações, deve retornar ainda este ano.

Preenchendo a lacuna da Ram 1500 Classic
De acordo com a Bloomberg, Ostermann afirmou: “Precisamos introduzir uma versão mais básica da nova picape para preencher essa lacuna [deixada pela 1500 Classic]”. Embora ele tenha ressaltado que tal modelo não chegará “imediatamente”, não foram fornecidos prazos para seu lançamento.
A decisão da Ram de descontinuar a 1500 Classic em 2024 teve um custo alto, não apenas em termos de insatisfação dos fãs, mas também em empregos. Cerca de 1.100 pessoas perderam seus postos na Warren Truck Assembly Plant, em Michigan.
No mesmo ano, a Ram reportou uma queda de 15% nas vendas de picapes nos Estados Unidos, e a empresa espera que um modelo mais acessível ajude a reverter essa tendência. Outras empresas do setor, como a Neta Auto enfrenta crise financeira e desmantela equipe de P&D, mostram os riscos de decisões estratégicas mal planejadas.
Ainda não está claro qual será o formato exato dessa nova picape acessível. Resta saber se seguirá os passos da 1500 Classic ou se será uma versão simplificada da atual 1500. A resposta para essa pergunta permanece incerta.

Expansão da linha: Uma picape menor à vista
Além da picape acessível, a Ram também está desenvolvendo um modelo menor para competir com picapes médias como a Ford Ranger e a Chevrolet Colorado. Uma outra possibilidade é que ela mire em modelos mais compactos como a Ford Maverick ou a Hyundai Santa Cruz.
Essa picape menor pode ser baseada em uma plataforma monobloco da Stellantis, o que a tornaria uma forte candidata para ser produzida na Belvidere Assembly Plant, em Illinois. A estratégia da Ram de expandir sua linha de picapes segue a tendência de outras montadoras, como a Xiaomi expande fábrica de veículos elétricos em Pequim e eleva meta de produção para 2025, buscando diversificar e atender a diferentes segmentos de mercado.