A Volkswagen (VW) anunciou medidas drásticas de corte de custos, que incluem a redução de salários e bônus de seus executivos, além de uma diminuição na produção em suas fábricas na Alemanha. A iniciativa ocorre em um momento de reestruturação da empresa, que busca otimizar suas operações e enfrentar os desafios do mercado automotivo global.
Redução salarial na diretoria: A medida mais recente afeta diretamente os membros do conselho da VW, que terão seus salários fixos e bônus anuais reduzidos em 11% nos anos de 2025 e 2026. Posteriormente, haverá um modelo escalonado de cortes: 8,5% em 2027, 6,5% em 2028 e 5,5% em 2029. A estimativa é que essa ação gere uma economia de aproximadamente €15 milhões (cerca de R$81 milhões, na cotação atual). Adicionalmente, cortes nos salários da gestão da VW devem contribuir com mais €300 milhões (aproximadamente R$1,6 bilhão) em economias.
Segundo o jornal alemão Handelsblatt, os nove membros do conselho administrativo da VW receberam, juntos, mais de €40 milhões (cerca de R$216 milhões) em 2023, com aproximadamente €9,7 milhões (R$52,5 milhões) desse montante destinados ao CEO Oliver Blume. A remuneração de Blume também será reduzida, seguindo a mesma proporção dos demais membros do conselho.
No ano anterior, o conselho executivo da VW havia proposto um corte de 5% em seus salários fixos, mas o conselho de trabalhadores criticou a medida, alegando que essa era a menor parte de sua remuneração.
Impacto nos acionistas e funcionários: As mudanças implementadas pela VW podem ser sentidas também pelos acionistas. A empresa tinha como meta uma taxa de distribuição de dividendos acima de 30%, mas a expectativa é que esse valor fique abaixo do esperado este ano. Além disso, o bônus anual, tradicionalmente pago aos cerca de 120 mil funcionários locais da VW, também pode ser afetado negativamente.
Diminuição da produção: Além dos cortes de empregos e salários, a VW está reduzindo a capacidade de produção na Alemanha em aproximadamente 734 mil unidades. A fábrica de Osnabrück encerrará a produção do T-Roc Cabrio em meados de 2027. A VW se comprometeu a manter o local aberto, mas não informou o que será produzido ali. Em março, o Volkswagen T-Cross Highline é vendido com um mega desconto para acabar com o estoque.