Proprietário de Kia EV6 aciona lei do limão após múltiplas falhas na bateria de 12V

Após enfrentar repetidos problemas com a bateria de 12V de seu veículo elétrico, um proprietário de um Kia EV6 2024 nos Estados Unidos recorreu à Lei do Limão
Proprietário de Kia EV6 aciona lei do limão após múltiplas falhas na bateria de 12V
Crédito da imagem: Carscoops

Um proprietário de um Kia EV6 2024 nos Estados Unidos recorreu à lei do limão após enfrentar repetidos problemas com a bateria de 12V de seu veículo elétrico. A situação levanta questões sobre a qualidade das baterias instaladas de fábrica e a durabilidade dos componentes elétricos em veículos elétricos (VEs).

Apesar de os veículos elétricos serem frequentemente associados à menor necessidade de manutenção em comparação com carros a combustão interna (ICE), a experiência deste proprietário demonstra que nem sempre a teoria se aplica na prática.

Proprietário de Kia EV6 aciona lei do limão após múltiplas falhas na bateria de 12V
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O proprietário alega que seu Kia EV6 apresentou falhas recorrentes na bateria de 12V em menos de um ano de uso, levando-o a buscar proteção legal. Essa situação contrasta com a notícia de que a Kia confirma desenvolvimento de picape média exclusiva para o mercado americano, mostrando que a marca está investindo em novos modelos, mas precisa resolver problemas de qualidade.

O problema relatado não se refere à bateria de alta voltagem que alimenta o motor do EV6, mas sim à bateria de 12V, responsável por alimentar os sistemas elétricos auxiliares do veículo. Segundo o proprietário, que compartilhou sua experiência em um grupo de discussão online, o veículo já passou por diversas substituições da bateria.

Uma questão central no caso é o tipo de bateria de 12V utilizada nos Kia EV6 entregues nos Estados Unidos. Muitos veículos saem de fábrica com baterias tradicionais de chumbo-ácido, consideradas inferiores às baterias AGM (Absorbent Glass Mat).

As baterias AGM utilizam uma manta de fibra de vidro para reter o eletrólito, oferecendo melhor desempenho e maior durabilidade. Essa discussão sobre baterias nos lembra de como a tecnologia de eletrificação está evoluindo rapidamente, assim como vemos no caso do Ícone 4×4 que eletrifica o clássico Bronco com bateria de 105 kWh.

Proprietário de Kia EV6 aciona lei do limão após múltiplas falhas na bateria de 12V
Crédito da imagem: Carscoops

Aparentemente, a bateria mais recente instalada no EV6 do proprietário era uma unidade OEM de chumbo-ácido de qualidade inferior, que falhou prematuramente. Uma foto compartilhada na página do Facebook de proprietários do EV6 mostra sinais de vazamento de ácido da bateria danificada, com corrosão na bandeja inferior.

De acordo com o proprietário, seu EV6 Wind RWD rodou apenas cerca de 4.500 milhas (aproximadamente 7.200 km) em um ano de uso, mas já exigiu a substituição de múltiplas baterias de 12V.

Em geral, a comunidade de proprietários do EV6 concorda que as baterias de 12V originais da Kia não atendem às expectativas, e a substituição por uma bateria AGM é a solução mais recomendada. O que intriga muitos é o fato de que a concessionária responsável pelo caso não ter realizado essa substituição, especialmente considerando que a Kia supostamente começou a equipar os EV6 com baterias AGM de fábrica no final de 2024.

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