Proprietário chinês modifica Tesla para alcançar o Monte Everest

Para garantir energia em áreas sem infraestrutura, um dono de Tesla na China chamou a atenção ao adaptar seu carro elétrico
Proprietário chinês modifica Tesla para alcançar o Monte Everest
Crédito da imagem: CarnewsChina

Um dono de Tesla na China chamou atenção ao adaptar seu carro elétrico para enfrentar uma viagem até a plataforma de observação do Monte Everest, a mais de 5.300 metros de altitude. A solução encontrada por ele foi criativa e pensada para contornar a falta de estações de recarga em locais remotos.

Para garantir energia em áreas sem infraestrutura, o proprietário instalou um gerador a gasolina de 8kW na traseira do veículo. O equipamento foi regularizado com uma placa de licença e fornece energia alternada, que é direcionada a uma régua de energia, permitindo o uso do carregador original do carro.

Proprietário chinês modifica Tesla para alcançar o Monte Everest
Crédito da imagem: CarnewsChina

Com essa adaptação, o Tesla conseguiu subir até o ponto de observação no condado de Lazi, mesmo em condições extremas. Segundo o dono do veículo, o gerador entregou cerca de 3kW de potência, o que representa um ganho de 19 km de autonomia por hora de carga.

Embora uma carga completa levasse mais de 9 horas, esse não era o objetivo. A ideia era garantir energia suficiente para alcançar o próximo ponto de recarga ou manter o carro funcionando em caso de emergência.

O gerador custou cerca de 2.800 yuan (aproximadamente 390 dólares), e o gasto com gasolina fica em torno de 1 yuan por quilômetro (14 centavos de dólar). Apesar disso, ele afirma que só usa o gerador quando realmente não há outra alternativa.

Depois de concluir a viagem ao Everest, o motorista já planeja explorar regiões inóspitas do Tibete, mostrando como veículos elétricos podem ir além dos centros urbanos quando bem preparados.

Mesmo não sendo um extensor de autonomia tradicional — que carrega o carro em movimento — a ideia se mostrou eficaz. Ela permite que o veículo vença longas distâncias em locais sem estrutura de recarga, algo útil para aventureiros.

Hoje, 98% das áreas de serviço nas rodovias chinesas já têm estações de recarga rápida. Mas em regiões como o Tibete, conhecido como o “Teto do Mundo”, esse tipo de solução improvisada ainda pode ser necessário.

A iniciativa também destaca como entusiastas estão encontrando novas formas de ampliar o alcance dos elétricos, enquanto montadoras como a Toyota investem em tecnologias para tornar esses veículos ainda mais viáveis em trajetos longos e desafiadores.

Deixe um comentário

Seu e‑mail não será publicado.