Notícias

Projeto de Lei busca incentivar instalação de carregadores para carros elétricos com benefícios fiscais

Com o objetivo de oferecer benefícios fiscais para empresas e pessoas físicas, um projeto de lei visa impulsionar a infraestrutura de recarga para veículos elétricos

Um projeto de lei em tramitação na Câmara dos Deputados visa impulsionar a infraestrutura de recarga para veículos elétricos no Brasil, oferecendo benefícios fiscais para empresas e pessoas físicas que investirem na instalação de carregadores de uso compartilhado.

De autoria do deputado Vicentinho Júnior (PP-TO), o Projeto de Lei 497/25 propõe a dedução de 10% da renda tributável para pessoas físicas e de 15% do imposto devido para pessoas jurídicas (CNPJ) optantes pelo lucro real que realizarem investimentos em:

Huawei traz para o Brasil carregadores ultrarrápidos para carros elétricos
Imagem ilustrativa de VariousPhotography por Pixabay
  • Instalação de carregadores de veículos elétricos de acesso público;
  • Implantação de sistemas de geração de energia solar ou eólica em condomínios residenciais e comerciais, para compartilhamento entre os moradores ou empresas;
  • Aquisição e instalação de baterias para armazenamento de energia renovável em sistemas de uso coletivo;
  • Criação de microrredes elétricas para abastecimento de comunidades ou bairros que utilizem exclusivamente fontes renováveis.

O deputado Vicentinho Júnior defende que a proposta incentiva a descarbonização do setor de transportes, contribuindo para o desenvolvimento sustentável e para a redução da dependência de combustíveis fósseis no país.

Ele ressalta o crescimento do uso de energia renovável no Brasil, que aumentou 9,4% entre 2014 e 2023, e o aumento nas vendas de carros elétricos e híbridos plug-in. A GWM Ora 03 chega a linha 2025 com mudanças pontuais, mostrando a evolução constante do mercado de veículos elétricos.

Apesar do crescimento nas vendas de veículos elétricos, a infraestrutura de recarga pública no Brasil ainda não acompanha o ritmo, o que dificulta a realização de viagens longas com esses veículos. Muitos proprietários contam com carregadores em casa, mas a falta de pontos de recarga em rodovias gera incerteza.

Outro ponto importante é a discussão sobre a nova geração do BMW Série 3, que está sendo testada em Nürburgring com opções a combustão e elétricas, indicando que a transição para veículos elétricos é um processo gradual.

O projeto será analisado pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania na Câmara dos Deputados. Caso seja aprovado, seguirá para o Senado Federal. Se aprovado também no Senado, a medida será promulgada e se tornará lei.

Romário Nicácio

Administrador de redes, estudante de Ciências e Tecnologia (C&T) e Jornalismo, que também atua como redator de sites desde 2009. Co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, com um amplo conhecimento em diversas áreas. Com uma vasta experiência em redação, já contribuí para diversos sites de temas variados, incluindo o Notícias da TV Brasileira (NTB) e o Blog Psafe. Sua paixão por tecnologia, ciência e jornalismo o levou a buscar conhecimentos nas áreas, com o objetivo de se tornar um profissional cada vez mais completo. Como co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, tenho a oportunidade de explorar ainda mais minhas habilidades e se destacar no mercado, como um profissional dedicado e comprometido com a entrega de conteúdo de qualidade aos seus leitores. Para entrar em contato comigo, envie um e-mail para romario@oportaln10.com.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.