Notícias

Projeto de Lei 1238/19, altera regras para isenção de IPI

Em vigor desde 1º de janeiro de 2022, Lei 14.287 foi regulamentada e retoma a concessão de isenção do imposto para carros 0km adquiridos por deficientes. Pessoas com Deficiência (PCD), desde 1995, podem adquirir carros 0km com isenção do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). Mas, como toda lei, sofrem alterações, não foi diferente desta.

O Projeto de Lei 1238/19, do Senado, e está sendo analisado pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania, prevê a isenção do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para a pessoa com deficiência na compra de carro novo, no valor de até R$ 200 mil, em caso de roubo, furto ou perda total de veículo anterior. O texto está agora em análise na Câmara dos Deputados.

A proposta é da senadora Mara Gabrilli (PSDB-SP), que diz “A ideia é suprir a ausência da previsão legal [para isenção em caso de roubo, furto ou perda total] com relação à pessoa com deficiência”, explicou. Ela inda reitera que a mudança é necessária pelos índices altos de insegurança pública, sobretudo nas grandes cidades.

Lembrando que atualmente, a lei prevê o benefício fiscal para a pessoa com deficiência uma vez a cada três anos. Para taxistas e cooperativas, no entanto, o prazo é dois anos; e já existe a isenção em caso de roubo, furto ou perda total de veículo anterior.

Fonte: Agência Câmara de Notícias

Josean Santos

Josean Belo dos Santos é estudante de jornalismo e graduado em História pela UFPI. Possui vasta experiência em assuntos relacionados ao trânsito e à mobilidade urbana, atuando como agente de trânsito na cidade de Picos, Piauí, desde 4 de setembro de 2012. Além disso, tem ampla experiência no setor automotivo, iniciada em 2008, e já colaborou com alguns dos principais sites do Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.