A administração Trump suspendeu temporariamente o programa que financiava a instalação de carregadores para veículos elétricos nos Estados Unidos. Apesar de obrigações existentes serem honradas, novos projetos estão em espera até que novas diretrizes sejam emitidas.
A medida afeta o National Electric Vehicle Infrastructure (NEVI), programa que destina recursos aos estados para a implantação estratégica de estações de recarga e a criação de uma rede interconectada para coleta de dados, acesso e confiabilidade.
![Programa NEVI de incentivo a carregadores de veículos elétricos pausado nos EUA para revisão 2 Tarifas dos EUA sobre a China impactam montadoras como GM e Ford](https://portaln10.com.br/fipecarros/wp-content/uploads/2025/02/agora.png)
Em comunicado recente, a Federal Highway Administration (Administração Federal de Rodovias) informou aos Departamentos de Transporte estaduais sobre a decisão da nova liderança do Departamento de Transportes dos EUA de revisar as políticas subjacentes à implementação do programa NEVI. A agência pretende atualizar as diretrizes do programa para alinhá-las às novas políticas e prioridades do departamento.
Espera-se que a nova orientação seja publicada nesta primavera e aberta para comentários públicos. Nesse ínterim, a Federal Highway Administration suspenderá imediatamente a aprovação de todos os planos estaduais e não assumirá novas obrigações até que a nova orientação seja publicada. Os estados deverão, então, apresentar novos planos para aprovação.
O governo declarou que “o reembolso das obrigações existentes será permitido para não interromper os compromissos financeiros atuais.” No entanto, os estados não serão responsabilizados se não implementarem seus planos existentes.
O programa de US$ 5 bilhões está sendo reestruturado, o que atrasará novos financiamentos. O programa faz parte do Infrastructure Investment and Jobs Act.