A BYD iniciou os embarques da sua picape elétrica, a Shark, para o mercado australiano. O primeiro lote de veículos partiu do terminal de embarque de Xangai Haitong no dia 17 de dezembro, a bordo do navio Turandot, com registro norueguês. A previsão de chegada ao primeiro porto australiano, em Brisbane, é para o dia 28 de dezembro.
Inicialmente lançada no mercado mexicano no início deste ano, a BYD Shark, conhecida como Shark 6 na Austrália, tem expandido rapidamente sua presença global. O lançamento oficial no mercado australiano ocorreu no final de outubro. Apesar da promessa inicial de 2.000 unidades para o país, a picape já acumula 4.000 pedidos até o final de novembro.
Segundo fontes chinesas, o primeiro embarque a bordo do M/V Turandot compreende cerca de 2.000 unidades. O navio possui capacidade para até 5.846 carros ou uma combinação de 2.959 carros e 485 caminhões. As entregas da BYD Shark 6 na Austrália estão programadas para começar em 15 de janeiro de 2025.
Na Austrália, os preços da Shark 6 partem de 57.900 dólares australianos (aproximadamente 38.000 dólares americanos), um valor consideravelmente inferior ao esperado, posicionando-se abaixo de suas concorrentes com motores a combustão interna (ICE). Mesmo sem ter iniciado as entregas em 2024, a BYD Shark 6 foi nomeada o Carro do Ano de 2024 pela News Corp na Austrália.
A distribuição da picape na Austrália é feita pela EVDirect, distribuidora da BYD. Os testes de condução realizados no país têm demonstrado uma performance positiva da picape, inclusive em condições off-road.
No entanto, surgiram críticas em relação à economia de combustível, que não corresponde aos números divulgados pela BYD e se mostra pior em situações off-road, onde não há opções de carregamento. Enquanto a BYD divulga um consumo de 2.0 L/100km, o site Carsales Australia registrou um consumo de 14 L/100km.
Apesar de ser um veículo híbrido plug-in (PHEV), o motor da Shark atua principalmente como um gerador, fornecendo até 170 kW de potência. A picape possui dois motores elétricos: o dianteiro entrega 170 kW de potência e 310 Nm de torque máximo, enquanto o traseiro oferece 150 kW e 340 Nm de torque. A potência combinada do sistema é de 320 kW e 650 Nm de torque.
Utilizando a bateria de lâmina de fosfato de ferro-lítio de 29,58 kWh, característica dos veículos BYD, a Shark tem uma autonomia de 100 km no modo totalmente elétrico, segundo o ciclo de testes NEDC, e uma autonomia combinada de 840 km. As dimensões da picape são 5457 mm de comprimento, 1971 mm de largura e 1925 mm de altura, com uma distância entre eixos de 3260 mm. A capacidade de reboque é de 2.500 kg, a carga útil é de até 835 kg, e a caçamba possui um volume de 1.450 litros.
A Shark utiliza a plataforma DMO da BYD, também presente no Fang Cheng Bao Bao 5, uma plataforma dedicada do tipo “body-on-frame” para veículos híbridos plug-in.