O presidente da Onvo, Alan Ai, abordou publicamente os motivos que levaram as entregas da marca a ficarem abaixo das expectativas iniciais, revelando importantes lições aprendidas pela equipe.
O desempenho de entregas da Onvo nos últimos meses contrastou com o entusiasmo gerado pelo lançamento do L60, o primeiro modelo da submarca da Nio. Essa situação colocou a Onvo sob pressão constante.
Em entrevista, Alan Ai explicou que a Onvo estabeleceu quatro metas para o L60:
- Entregar 20.000 unidades em 2024.
- Alcançar entregas mensais superiores a 10.000 unidades no terceiro mês completo de entregas.
- Figurar entre os três veículos mais vendidos no segmento de SUVs puramente elétricos na faixa de preço de 200.000 a 300.000 RMB.
- Atingir entregas mensais acima de 20.000 unidades no sexto ou sétimo mês após o início das entregas.
Segundo Ai, a Onvo alcançou os três primeiros objetivos, mas o quarto se mostrou inatingível, principalmente devido à falta de preparação e atrasos na entrega dos veículos.
O lançamento do Onvo L60 ocorreu em 19 de setembro de 2024, com as entregas do SUV de porte médio, com cinco lugares, começando em 28 de setembro. O preço inicial do Onvo L60 é de 206.900 RMB (US$ 28.600), incluindo a bateria, ou 149.900 RMB sob o programa BaaS (Battery as a Service).
A Onvo tinha capacidade de produção de 20.000 unidades prontas para 2024, mas muitos clientes esperavam receber seus veículos o mais rápido possível para aproveitar o subsídio governamental de 15.000 RMB, que expiraria no final do ano.
De acordo com Ai, a falta de preparação da Onvo, somada à demora na entrega, resultou na perda de muitos pedidos no final de dezembro, impactando a confiança dos consumidores.
Questionado sobre o momento em que percebeu que a meta de 20.000 vendas mensais seria difícil de alcançar, Ai respondeu que foi por volta do feriado do Ano Novo Chinês, no final de janeiro. Ele acrescentou que a Onvo não reagiu bem à espera e não deveria ter deixado os potenciais clientes se preocuparem em perder os benefícios aos quais tinham direito, o que representou um grande aprendizado.
Em retrospecto, Ai mencionou que a Onvo tinha outra opção na época: adiar o lançamento do L60 para outubro e iniciar as entregas em novembro. Se isso tivesse sido feito, as entregas mensais em novembro e dezembro poderiam ter ultrapassado 10.000 unidades, e a pressão pública sobre as entregas não teria sido tão grande.
“Se pudéssemos fazer tudo de novo, definitivamente precisaríamos comprimir o ciclo de tempo mais cedo e tornar o estoque mais adequado”, afirmou Ai.
Ao ser perguntado se renunciaria devido ao desempenho das entregas da Onvo aquém do esperado, Ai respondeu negativamente. “Nesse ponto, ir embora é a coisa mais fácil a fazer. Falar sobre isso agora seria como sair no meio do processo”, concluiu.
A situação da Onvo demonstra como a gestão da expectativa e o planejamento de produção são cruciais no lançamento de novos veículos, especialmente no competitivo mercado de carros elétricos. Para entender melhor as dinâmicas desse mercado, confira nosso artigo sobre como a Ferrari atrai público mais jovem, mesmo mantendo uma produção exclusiva.
A dificuldade em atingir as metas de entrega também pode estar relacionada à complexidade da cadeia de suprimentos e à disponibilidade de baterias. A Nio e CATL unem forças para fortalecer essa infraestrutura, o que pode impactar positivamente o futuro da Onvo.