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Presidente da GAC defende maior apoio político para a troca de baterias na China

Com as propostas já para as próximas sessões anuais dos principais órgãos consultivos políticos e legislativos da China, a GAC solicitou maior apoio político para o modelo de negócios de troca de baterias

Feng Xingya, presidente e gerente geral da gigante automotiva chinesa GAC Group, solicitou maior apoio político para o modelo de negócios de troca de baterias. O pedido foi feito como uma de suas propostas para as próximas sessões anuais dos principais órgãos consultivos políticos e legislativos da China.

Segundo artigo publicado pela GAC, o modelo de troca de baterias está alinhado com as estratégias de pico de carbono e neutralidade de carbono da China, além de resolver eficazmente a dificuldade de carregamento de veículos elétricos (VEs).

Feng conclamou as autoridades chinesas a aumentarem o apoio político ao modelo de negócios de troca de baterias para abordar os altos custos de construção, o layout defasado e a falta de padrões uniformes de bateria para as instalações de troca.

As outras recomendações de Feng incluem flexibilizar as restrições ao retorno à China de peças defeituosas de montadoras chinesas no exterior, aumentar a integração de aeronaves elétricas de decolagem e pouso vertical (eVTOL) com tecnologias de VE e promover o desenvolvimento de uma indústria de robótica humanoide.

A GAC está entre os primeiros players no espaço de troca de baterias na China, anunciando em novembro de 2021 que ofereceria versões habilitadas para troca de baterias de toda a sua linha de modelos com base na nova plataforma GEP 3.0.

Em abril de 2022, sua unidade de VE, GAC Aion, construiu sua primeira estação de troca de baterias. A nova geração do GAC Aion V de segunda geração impressiona com design e tecnologia avançada.

Em 3 de julho de 2023, a submarca Hyper da GAC Aion – agora conhecida como Hyptec – lançou seu primeiro modelo, o Hyper GT, com uma variante habilitada para troca de baterias. A Hyper construiu várias estações de troca de baterias em 2023, mas depois diminuiu significativamente sua aposta na área.

Em 8 de maio de 2024, a GAC assinou um acordo de parceria estratégica com a Nio (NYSE: NIO) em carregamento e troca de baterias, tornando-se o sexto membro a aderir à aliança de troca de baterias desta última. Outra empresa que tem se destacado é a BYD que triplicou as exportações em fevereiro e planeja expansão global com frota de navios.

Nio e GAC trabalhariam juntas para estabelecer um padrão de bateria unificado e codesenvolver carros de passageiros habilitados para troca de bateria e estações de troca de bateria compatíveis com modelos de ambas as marcas, de acordo com um comunicado na época. Não houve novos desenvolvimentos em relação à colaboração até o momento.

Em 12 de dezembro do ano passado, o fundador, presidente e CEO da Nio, William Li, disse em um evento para a mídia que o tempo de ciclo para construir um novo modelo habilitado para troca de baterias é de cerca de 18 meses. A Nio Group registrou um aumento de 62,2% nas entregas de fevereiro, impulsionado pela marca Nio e Onvo.

Até 2027 e 2028, haveria mais modelos novos construídos usando a tecnologia de troca de bateria da Nio, disse Li na época.

Josean Santos

Josean Belo dos Santos é estudante de jornalismo e graduado em História pela UFPI. Possui vasta experiência em assuntos relacionados ao trânsito e à mobilidade urbana, atuando como agente de trânsito na cidade de Picos, Piauí, desde 4 de setembro de 2012. Além disso, tem ampla experiência no setor automotivo, iniciada em 2008, e já colaborou com alguns dos principais sites do Brasil.

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