As políticas pró-tarifas da nova administração Trump podem ter impactos de longo alcance na indústria automobilística dos Estados Unidos. Novos dados revelam que quase 20% de todos os carros novos vendidos nos EUA poderiam ser afetados. Algumas montadoras, como Volkswagen, Stellantis e Nissan, seriam particularmente impactadas.
Dos 16,1 milhões de veículos leves vendidos nos Estados Unidos no ano passado, 9,86 milhões (61%) foram produzidos no país e, portanto, não seriam afetados pelas novas tarifas de 10% ou pelas tarifas propostas de 25% sobre o México e o Canadá, que foram recentemente suspensas por 30 dias. Aproximadamente 2,19 milhões de veículos leves fabricados no México foram exportados para os EUA no ano passado, representando 13,6% do mercado.
A produção de veículos no México tem se tornado cada vez mais comum. Os volumes provenientes do México aumentaram 13% ano a ano, em comparação com um crescimento de apenas 1,7% nos carros fabricados nos EUA. Já o Canadá respondeu por aproximadamente 717.000 dos 16,1 milhões de carros vendidos nos EUA, ou 4,5% do total. Cerca de 57.000 veículos produzidos na China foram vendidos nos EUA em 2024, representando 0,4% do mercado total.
Impacto nas montadoras
O Grupo Volkswagen pode ser o mais afetado pelas tarifas impostas ao México. Dos carros que vende nos EUA, 44% vêm do México. De acordo com Felipe Munoz, analista global da JATO Dynamics, quatro dos cinco modelos mais vendidos da VW nos EUA são fabricados no México. Se esses veículos forem atingidos por tarifas de 25%, a marca inevitavelmente terá que aumentar os preços e transferir a produção para os EUA ou para outro mercado não afetado pelas novas tarifas.
A Stellantis também pode ser duramente atingida pelas tarifas. Mais de 40% de seus carros vendidos nos EUA vêm do México e do Canadá. A Nissan também importa mais de 30% de seus carros do México, enquanto mais de 25% dos modelos da Toyota são fabricados no Canadá ou no México.
A JATO suspeita que os veículos fabricados na União Europeia também podem ser atingidos por tarifas no futuro. No ano passado, 821.000 veículos vendidos nos EUA foram importados da UE, com a maioria vinda do Grupo VW, BMW Group e Mercedes-Benz.
“Embora seja difícil prever o que a administração Trump fará a seguir do ponto de vista comercial, as medidas tomadas até agora no primeiro mês de governo são um sinal do que está por vir. Importar carros para os EUA se tornará mais difícil em geral, e a União Europeia deve se preparar para futuras restrições ao comércio”, disse Munoz.