A Porsche está expandindo sua linha de veículos elétricos com o desenvolvimento do Cayenne Elétrico, previsto para ser lançado no final de 2025. Flagrados em testes na Suécia, dois protótipos do SUV revelam detalhes importantes sobre as futuras versões do modelo.
Embora ambos os protótipos estivessem camuflados, foi possível identificar diferenças significativas entre eles. Um dos veículos apresentava *flaps* aerodinâmicos ativos no para-choque dianteiro, semelhantes aos do novo 911 GTS T-Hybrid, além de um *splitter*, sugerindo uma versão de alto desempenho, possivelmente um GTS.

O outro protótipo exibia um para-choque com design menos agressivo, com barras horizontais e um sensor ADAS mais proeminente. Essa configuração sugere uma versão com foco em capacidades *off-road*, reforçada pelos arcos das rodas traseiras ligeiramente alargados. Curiosamente, apenas a versão sem os *flaps* aerodinâmicos possuía saídas de ar abaixo das lanternas traseiras.
Espera-se que o Cayenne Elétrico adote um design com faróis divididos, similar ao do Macan Elétrico e dos Audis Q6 e-tron e A6 e-tron. Todos esses modelos compartilham a plataforma PPE do Grupo VW.

As versões de entrada do Cayenne devem utilizar os mesmos conjuntos de propulsão do Macan, com opções de até 509 hp (516 PS / 380 kW) na versão 4S e 630 hp (639 PS / 470 kW) na versão Turbo. Considerando o desempenho do Taycan Turbo e Turbo S, com até 939 hp (700 kW / 952 PS), as versões mais potentes do Cayenne Elétrico deverão oferecer números semelhantes.
O Cayenne Elétrico não é o único veículo elétrico em desenvolvimento pela Porsche. A marca também está trabalhando em versões totalmente elétricas dos esportivos 718 Boxster e Cayman, cujo lançamento, inicialmente previsto para este ano, pode ser adiado para 2026. A produção de veículos elétricos está aumentando, inclusive na Hyundai, que iniciou a produção de veículos elétricos e híbridos em sua Metaplant nos EUA.
