Em um cenário de desaceleração da eletrificação no mercado automotivo global, a Porsche anuncia uma mudança estratégica em seus planos, confirmando o desenvolvimento de novos modelos equipados com motores a combustão interna e sistemas híbridos plug-in (PHEV). A decisão reflete uma resposta à demanda dos consumidores e visa fortalecer a rentabilidade da empresa a curto e médio prazo.
A marca de Stuttgart declarou que irá “desenvolver novos derivados com motor a combustão [de seus veículos elétricos] para dar a resposta certa à demanda dos clientes”. Essa iniciativa se traduzirá na expansão do portfólio de produtos, incluindo modelos adicionais com motores a combustão ou híbridos plug-in.
Além da aposta em motorizações tradicionais, a Porsche intensificará o foco em seus programas de personalização Sonderwunsch (pedidos especiais) e Exclusive Manufaktur. Essas divisões oferecem um alto nível de customização dos veículos, gerando margens de lucro significativas para a empresa.
A implementação dessas novas estratégias, no entanto, acarretará em custos adicionais. A Porsche estima que os investimentos para o ano fiscal de 2025 podem totalizar 800 milhões de euros.
Adicionalmente, a fabricante alemã prevê uma queda nas vendas em 2025, motivada por fatores de mercado. A expectativa é que a receita de vendas fique entre 39 e 40 bilhões de euros para o ano.
Em 2024, as entregas da Porsche sofreram uma redução de mais de 9.500 unidades. A empresa atribui esse desempenho, em parte, à “situação econômica desafiadora contínua” na China, que impactou negativamente as vendas do Panamera, com uma queda de 13%.
O anúncio da nova estratégia impactou negativamente as ações da Porsche AG, que fecharam em queda de 6,45% na bolsa de Frankfurt, cotadas a 55,94 euros por ação.