Porsche Cayman elétrico surge em testes com visual inspirado no 911

Porsche Cayman elétrico surge em testes com visual inspirado no 911
Foto: Carscoops

Flagras de fotógrafos revelam o primeiro protótipo do Porsche Cayman elétrico em testes. O cupê exibe detalhes como as entradas de ar frontais inspiradas no 911 GTS e um painel traseiro com estilo liftback. A Porsche planejava lançar os modelos 718 elétricos ainda este ano, mas o lançamento pode ser adiado.

A ideia de um 718 elétrico surgiu em 2021 com o conceito Mission R, um carro de corrida que antecipava o futuro Cayman de rua. Contudo, nos últimos três anos, apenas protótipos do Boxster elétrico foram vistos em testes. Agora, finalmente, temos um vislumbre de seu irmão cupê, o Cayman.

Porsche Cayman elétrico surge em testes com visual inspirado no 911
Foto: Carscoops

As imagens mostram que o Cayman Elétrico mantém uma silhueta muito semelhante ao modelo 982 a combustão, lançado em 2016. A traseira com estilo liftback flui do teto até o spoiler ativo, que nas imagens está recolhido, mas se estenderá em altas velocidades.

A terceira luz de freio vertical foi movida para a parte superior do porta-malas, remetendo ao design do 911. O painel traseiro parece ser feito de vidro, com seções superior e inferior escurecidas.

Camuflagens nas janelas traseiras impedem a visualização completa do formato em V do vidro, além de disfarçar as lanternas traseiras em LED, que se estendem por toda a largura do carro. Acredita-se que o logotipo da Porsche também seja iluminado sob a camuflagem.

A parte dianteira do veículo se assemelha bastante aos protótipos do Boxster vistos desde 2022. As barras horizontais nas laterais do para-choque são falsas, servindo para desviar a atenção das aletas verticais montadas atrás. Estas são semelhantes às aletas ativas do novo 911 GTS Híbrido.

Porsche Cayman elétrico surge em testes com visual inspirado no 911
Foto: Carscoops

Veículos elétricos geralmente não necessitam de grandes entradas de ar para refrigeração. No entanto, essas aletas podem direcionar o fluxo de ar para a bateria em condições de alta performance em pista, ou servir como dispositivos aerodinâmicos ativos.

A segunda opção parece mais provável, uma vez que o Mission R também apresentava aletas ativas no para-choque, trabalhando em conjunto com um aerofólio traseiro de dois estágios para criar um sistema de redução de arrasto (DRS). Para máxima força descendente, as aletas eram fechadas e o spoiler era totalmente estendido.

A Porsche planeja oferecer o Boxster e o Cayman elétricos com opções de motorização simples e dupla, com lançamento previsto para 2024 e início das vendas em 2026. No entanto, notícias recentes indicam que a marca enfrenta dificuldades para equilibrar a dinâmica dos novos elétricos com o prazer de dirigir dos modelos a combustão, o que pode resultar em atrasos no lançamento.

Deixe um comentário

Seu e‑mail não será publicado.