A Porsche revelou seus planos futuros durante a conferência anual de 2025, detalhando as novidades que estão por vir em sua linha de veículos. A principal delas é que, além de reafirmar o compromisso com a oferta de motores a combustão, híbridos plug-in e elétricos em sua gama até a década de 2030, a montadora está considerando adicionar um novo SUV a combustão ao seu portfólio. Caso aprovado, o modelo poderá se juntar ao Macan EV e ao Cayenne até o final da década.
A empresa informou que está “avaliando uma linha de modelo independente no segmento de SUVs” que aproveitaria as “sinergias” existentes. Especulações sugerem que este Porsche ainda sem nome pode compartilhar a plataforma Premium Platform Combustion (PPC) com a próxima geração do Audi Q5.

No entanto, a Porsche promete que o novo SUV terá um design distinto com seu estilo característico, um interior mais sofisticado e uma configuração de chassi adaptada à identidade da marca.
No início deste ano, a Porsche considerou oferecer uma nova geração do Macan com motor a combustão interna para se juntar ao Macan EV. No entanto, esses planos foram oficialmente descartados, e um novo SUV independente foi escolhido em vez disso. A Porsche confirmou que o Macan será vendido exclusivamente como um EV, após a eliminação gradual da versão com motor a combustão dos mercados restantes.
O Futuro do Macan e Cayenne
Quanto ao Cayenne, a Porsche descreve a próxima quarta geração do SUV médio como um “modelo elétrico totalmente novo e projetado”. O Cayenne EV será vendido juntamente com o modelo atual de terceira geração, que continuará disponível nas formas de combustão e híbrida “até a década de 2030”. Flagras confirmam que o modelo elétrico virá nas versões SUV e SUV cupê. No entanto, a Porsche não mencionou o boato de um SUV carro-chefe, com codinome K1, que deve estrear em 2028.
A Porsche também disse que os sucessores elétricos altamente aguardados do 718 Boxster e Cayman chegarão algum tempo depois do Cayenne EV, confirmando efetivamente relatos anteriores de um atraso. A empresa também deu algumas dicas sobre as próximas adições à linha 911.

O 911, recentemente renovado, em breve ganhará um modelo “heritage” de edição limitada da Porsche Exclusive Manufaktur, inspirado no estilo retrô dos anos 1970. Além disso, um novo 911 carro-chefe está em desenvolvimento, descrito como um modelo que “elevará ainda mais o nível” no segmento de carros esportivos – provavelmente insinuando um 911 GT2 RS de próxima geração.
A Porsche espera um ano desafiador pela frente, citando o aumento da concorrência da China e a instabilidade geopolítica como principais preocupações. Como resultado, a empresa antecipa uma queda nas vendas para 2025, ficando abaixo das 310.718 unidades entregues em 2024 – um número que já havia caído 3% em comparação com o ano anterior. A empresa também estima que os veículos eletrificados representarão 33–35% das vendas totais, com modelos totalmente elétricos respondendo por 20–22%.
Para se adaptar às mudanças nas condições do mercado, a Porsche planeja investir mais 800 milhões de euros (US$ 872 milhões) este ano, concentrando-se em ajustes no portfólio de produtos, desenvolvimento de software e avanços na tecnologia de baterias.
No entanto, essas mudanças têm um custo. Como parte de um esforço de reestruturação contínuo, a Porsche eliminará cerca de 1.900 empregos até 2029 por meio de uma “política de contratação restritiva” e outras “medidas socialmente aceitáveis”.
Além disso, a empresa planeja reduzir sua força de trabalho global em mais 2.000 com o vencimento de contratos de trabalho de prazo fixo. Uma nova reformulação estrutural está atualmente em negociação, com detalhes a serem anunciados no segundo semestre de 2025.
A Porsche também fez mudanças importantes em seu Conselho Executivo. Dr. Jochen Breckner assumiu a responsabilidade por Finanças e TI, sucedendo o executivo de longa data Lutz Meschke. Enquanto isso, Matthias Becker assumiu o cargo de novo chefe de Vendas e Marketing, substituindo Detlev von Platen.
Em um mercado cada vez mais competitivo, a Porsche busca manter sua posição. Assim como a Toyota surpreende com teaser de nova picape elétrica, distinta da Hilux, a Porsche precisa inovar constantemente.