A fabricante sueca de veículos elétricos de alto desempenho, Polestar, está buscando reverter um período financeiramente desafiador com um novo aporte de recursos. A empresa pretende utilizar o investimento para impulsionar seus planos de reestruturação, em um ano que o CEO Michael Lohscheller promete ser “o melhor até agora”.
No entanto, a crescente incerteza em torno da eletrificação, juntamente com tensões geopolíticas e mudanças regulatórias, representam obstáculos significativos para o futuro da marca.

A Polestar se posiciona como a única marca global premium exclusivamente elétrica, com foco em design e performance. Desde sua separação da Volvo em 2022, o entusiasmo pelos veículos elétricos diminuiu, e as ações da empresa perderam 95% de seu valor.
Erros contábeis recentes forçaram a Polestar a adiar a divulgação de seu relatório de resultados de 2023, que, quando finalmente publicado, revelou um prejuízo operacional de US$ 1,46 bilhão. Preocupada com o impacto do declínio da Polestar em seu próprio balanço, a Volvo reduziu sua participação para apenas 18% em 2024.
Em um outro ponto, a Polestar está pressionando o governo federal australiano para que mantenha seu compromisso com o *New Vehicle Efficiency Standard (NVES)*, um padrão de eficiência para novos veículos, apesar dos apelos contrários da principal entidade da indústria automotiva australiana.
Os comentários do executivo-chefe da Federal Chamber of Automotive Industries (FCAI), Tony Weber, sugerem que o NVES deveria ser revisado devido aos números de varejo de veículos elétricos (VE) de janeiro e fevereiro – apesar do crescimento nas vendas de VE (4,7%) superar o mercado em geral (1,7%) em 2024. Aliás, as vendas de veículos elétricos na China disparam 82% em fevereiro, impulsionadas pela BYD.
O chefe da Polestar Austrália, Scott Maynard, afirma:
“Esforços para minar esta legislação só irão desfavorecer os australianos.
“Os comentários desta semana da FCAI são os mais recentes em uma campanha para diluir os padrões de emissões há muito esperados, que proporcionarão aos australianos carros mais limpos e menores custos de funcionamento.
“O NVES foi desenvolvido para diminuir as emissões dos veículos, incentivando as montadoras a oferecer mais opções híbridas, híbridas plug-in e elétricas a bateria, e podemos ver claramente as marcas de carros aceitando esse desafio.
“Até o final do ano, os novos compradores de carros australianos terão mais de 100 veículos elétricos a bateria disponíveis.
“Mais de 85% dos mercados globais de carros têm um padrão de eficiência de combustível em vigor para proporcionar melhores resultados de saúde e reduzir os custos de propriedade. Devemos manter o curso para ver esses benefícios realizados na Austrália.”
A Polestar se retirou da FCAI em março de 2024 devido à sua relutância em apoiar a introdução de regulamentos de emissões para carros novos que alinhassem a Austrália aos padrões globais. A BYD avalia terceira fábrica na Europa em meio a tarifas da União Europeia.