A Pioneer Corporation anunciou que iniciará a fabricação de produtos automotivos na Índia em 2026. A iniciativa estratégica, que segue a instalação de um centro de P&D no país em 2023, tem como objetivo fortalecer a presença do Grupo Pioneer no mercado indiano, que demonstra crescimento anual significativo no setor automotivo.
Alinhada à visão corporativa de “Criar o Futuro das Experiências de Mobilidade”, a Pioneer intensificou seus esforços para se consolidar como uma empresa de soluções. A empresa tem implementado ações para se tornar um player de destaque no cenário global, como a atração de executivos e veteranos da indústria e a criação de centros de P&D na Índia e na Alemanha.

A Pioneer considera a Índia um de seus mercados prioritários fora do Japão. A produção local de produtos automotivos, em colaboração com fabricantes locais, permitirá a criação de uma cadeia de valor completa no país, abrangendo desde vendas B2B e P&D até a fabricação e o suporte pós-entrega.
A medida visa fortalecer os negócios com montadoras indianas, oferecendo maior flexibilidade para adaptar os produtos às necessidades locais, reduzir prazos de entrega e agilizar o suporte pós-venda. Essa estratégia de produção local é similar à que a Hyundai inicia produção de veículos elétricos e híbridos em sua Metaplant nos EUA.
Inicialmente, a produção será focada em display audio para montadoras, com planos de expansão para uma gama mais ampla de produtos automotivos, tanto para instalação de fábrica quanto para canais de varejo.
Shiro Yahara, Presidente e CEO da Pioneer Corporation, comentou sobre a decisão estratégica: “Estamos entusiasmados em iniciar a fabricação de produtos automotivos na Índia. A mudança para a produção local nos permitirá atender melhor as montadoras locais, próximas de sua base.
É um grande passo para que a Pioneer se torne um dos principais players na indústria automotiva indiana, que está crescendo rapidamente, e impulsione o crescimento de nossos negócios globais a longo prazo.” É interessante notar como outras montadoras, como a Changan anuncia estratégia de expansão na Europa com foco em produção local, também estão buscando fortalecer sua presença global através da produção local.
Aniket Kulkarni, Diretor-Executivo da Pioneer India Electronics Private Ltd., acrescentou: “Com o início da produção local, estamos confiantes de que nosso compromisso com a Índia se tornará mais forte do que nunca. Ao estabelecer parcerias mais estreitas com fabricantes automotivos locais, forneceremos uma gama mais ampla de produtos e serviços para atender às necessidades dos clientes automotivos indianos em evolução.”
A iniciativa de produção local na Índia está alinhada com o programa “Make in India”, lançado pelo governo indiano para impulsionar a fabricação nacional, e faz parte da estratégia da Pioneer de oferecer experiências de mobilidade aprimoradas para motoristas e passageiros em todo o mundo. Essa estratégia de incentivo à produção local também pode ser vista em outros países, como nos Hyundai anuncia investimento de US$ 21 bilhões nos EUA após estratégia de tarifas.